J. S. F 32 anos, irmão de enfermeira Cris do Hospital Lápis Colorido, precisa urgentemente de transplante de rim e não tem muito tempo de vida, mas a fila de espera para esse tipo de procedimento pode demorar anos, pois é longa! Como Cris é muito amiga do enfermeiro que é diretor da unidade de transplante, ela pediu para que ele conseguisse o transplante o mais rápido possível.
O enfermeiro, por ser diretor, alterou a documentação de J. S. F, de modo que pela data alterada (parecendo que ele já estava na fila há bastante tempo) e outras condições clínicas inventadas ele passasse a ser o primeiro na lista de espera.
Foi captado, pela doação de órgãos, um rim compatível com J. S. F, entretanto no dia da cirurgia o médico responsável percebeu que havia algo de errado, pois sabia que J. S. F mal tinha entrado na lista de espera. Ao perceber a falha, o médico se negou a realizar o procedimento, contudo o enfermeiro diretor designa que o médico faça a cirurgia, ameaçando-o de demissão e, dessa forma, passando J. S. F na frente dos outros pacientes.
Avalie a situação à luz do Código de ética dos profissionais de enfermagem descrevendo quais as infrações cometidas por cada profissional da enfermagem, indicando qual artigo do CEPE foi infringido e suas respectivas penalidades.
Respostas
respondido por:
1
Acerca do código de ética dos profissionais de enfermagem, podemos compreender que se trata de normas e princípios, direitos e deveres, pertinentes à conduta ética do profissional que deverá ser assumida por todos.
Diante disso, podemos afirmar que o Art. 1º do código foi infringido diante da situação acima evidenciada, isso porque podemos afirmar que o enfermeiro m questão não respeitou os preceitos éticos e legais.
willamsmonteiro12345:
oi
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás