Os livros que chegam às bibliotecas escolares são selecionados pelo Ministério da Educação. Os livros que chegam às salas de aulas são selecionados pelos professores. Os livros que chegam às casas são, em sua maioria, selecionados pelos pais. Todas essas seleções obedecem a um julgamento do adulto sobre quais critérios a literatura infantojuvenil deve obedecer.
Sobre as especificidades da literatura infantojuvenil, é possível afirmar que:
Alternativas:
a)
todo livro infantojuvenil apresenta ilustrações, cuja função é a de auxiliar a compreensão do leitor iniciante.
b)
um livro com predominância do texto verbal não é adequado ao público infantil.
c)
temas fortes como violência e morte não são contemplados pela literatura infantojuvenil.
d)
a literatura infantojuvenil é tão potente quanto a literatura sem adjetivos, podendo apresentar plurissignificações e, ainda assim, contemplar o leitor infantil.
e)
a literatura infantojuvenil pode ser facilmente categorizada pela presença de elementos fantásticos.
2)
É preciso ler o
Respostas
Resposta:
Alternativa D está correta.
Explicação:
Ao introduzir livros didáticos e infantis na sala de aula, ele precisa estar adequado ao grupo de alunos, e, com isso, promover a leitura de acordo com suas fases, por isso a imaginação é uma boa estratégia para a leitura, onde este educador dialogará diretamente com a idade desses alunos, despertando um interesse maior, assim como a dramaticidade auxiliando no peso da leitura.
Por isso, a dicção também é crucial para as atividades, visto que o professor além de introduzir as crianças no universo criativo dos livros, ainda poderá auxiliar no aprendizado da compreensão das palavras e linguagens.
Resposta:
d)
a literatura infantojuvenil é tão potente quanto a literatura sem adjetivos, podendo apresentar plurissignificações e, ainda assim, contemplar o leitor infantil.
Explicação: