O crescimento da geração de resíduos é maior que o crescimento da população nacional. A destinação correta dos rejeitos não acompanha o ritmo do consumo”, conforme afirma Ariovaldo Caodaglio, presidente do Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana do Estado de São Paulo e diretor da Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública. Enquanto as empresas e as prefeituras retardatárias correm para se ajustar à lei, proliferam exemplos, pelo país afora, de usos inteligentes e fins lucrativos dados ao que se costumava tratar como lixo. Entre as últimas novidades em reaproveitamento desponta o Combustível Derivado de Resíduo (CDR). Uma parte dos desperdícios encaminhados para o Aterro de Paulínia (SP), da empresa Estre Ambiental, passa por uma sequência de separações mecânicas e segue para um maquinário importado da Finlândia, único na América Latina. Apelidado de “tiranossauro”, seu sistema de trituração reduz um sofá a pedaços menores de seis centímetros. O resultado final é uma massa de alto poder inflamável capaz de substituir combustíveis fósseis (como carvão e madeira), usada em caldeiras da indústria de cimento. Outro é a Biogás Energia Ambiental, que já atua no mercado há dez anos, tem hoje as usinas de Gramacho, no Rio de Janeiro, e São João e Bandeirantes, ambas em São Paulo. A São João, em São Miguel, opera no limite máximo de geração, 20 MWh (gerando energia para 150 mil habitantes). A usina extrai gás do aterro de mesmo nome – que recebeu 28 milhões de toneladas de resíduos até ser fechado em 2009, e da Central de Tratamento de Resíduos Leste (CTL), aberta em 2010 logo ao lado, também na estrada do Sapopemba.
A esse respeito, e com base nos exemplos apresentados no Texto "O Bilionário mercado do lixo", apresente e contextualize duas empresas, diferentes das apresentadas neste texto, que se utilizam de alternativas sustentáveis como estratégia de Responsabilidade Socioambiental.
Respostas
respondido por:
1
No caso podemos citar duas empresas, quais seja: IBM e Itaú.
Isso porque o texto do enunciado da questão trata sobre as diversas perspectivas relacionadas a sustentabilidade.
Importante notar que as empresas citadas possuem programas que possibilitam uma sustentabilidade ambiental.
A IBM, por exemplo, possibilita que seus computadores sejam utilizados para que sejam estudadas novas formas de preservar o meio ambiente.
Já o Itaú possui programas de proteção a camada de ozônio por meio de contribuições que os seus correntista podem realizar.
espero ter ajudado!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás