1)
A expressão Revolução Industrial foi difundida a partir de 1845 para definir um grande conjunto de transformações tecnológicas, econômicas, sociais e de processos produtivos que ocorreram na Europa. Tais transformações foram impactantes na forma de produção das mercadorias, as quais, antes, eram resultado da produção artesanal.
Sobre o pioneirismo inglês na Revolução Industrial, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
O tratado de Methuen ou Tratado de Panos e Vinhos, entre Portugal e Inglaterra, retardou em um século o surgimento da Revolução Industrial na Inglaterra.
b)
A Revolução Gloriosa instituiu uma república socialista na Inglaterra, garantindo o impulso para a industrialização artificial do país.
c)
O pensamento de John Locke e Adam Smith estabeleceram a ideologia necessária para o desenvolvimento da Revolução Industrial, na França, no século XXI.
d)
A supremacia naval inglesa no mundo, em especial a partir dos Atos de Navegação de 1651, permitiu a acumulação de capital necessário para Revolução Industrial.
e)
Os cercamentos (enclosures) foi um processo de transformação das terras privadas improdutivas em comunas de abastecimento, barateando o preço do alimento e, consequentemente, da mão de obra industrial.
2)
Contrariamente aos fisiocratas, Smith defendeu a tese de que o trabalho humano sobre os elementos da natureza era a fonte de criação do valor das mercadorias e não somente o trabalho na agricultura. Sobre o pensamento de Smith, avalie as afirmativas a seguir:
I. Analisa os fenômenos econômicos como expressão de uma ordem natural subjacente.
II. Defende a intervenção constante dos aparelhos de Estado na economia.
III. Entende que a riqueza é oriunda do trabalho humano.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
Apenas I.
b)
I, II e III.
c)
Apenas I e III.
d)
Apenas III.
e)
Apenas II.
Anônimo:
Alguém sabe a resposta correta da Av2
Respostas
respondido por:
10
1 -
É correta a alternativa D. Com os Atos de Navegação a Inglaterra se tornou um grande pólo econômico europeu, chegando mesmo a influenciar as economias das Américas e da Ásia, sendo tais atos - e a supremacia naval inglesa - fundamentais no desenvolvimento econômico inglês.
2 -
São verdadeiras as afirmativas I e III. Smith, que era um liberal, era totalmente contrário a intervenção do Estado na economia, acreditando que a economia seria tão mais eficiente quanto mais livres fossem os agentes econômicos.
Acreditava, também, que o trabalho produzia valor, sendo fonte de riqueza para as sociedades.
É correta a alternativa C.
respondido por:
4
primeira pergunta letra d eba segunda pergunta e a letra c
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás