Rouquayrol (2003) define epidemiologia como a ciência que estuda o processo saúde-doença na sociedade, analisando a distribuição populacional e os fatores determinantes das doenças, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças.
Rouquayrol, Maria Zélia, and Maurício Barreto. "Abordagem descritiva em epidemiologia." Rouquayrol MZ, Almeida-Filho N, organizadores. Epidemiologia & saúde. 6a Ed. Rio de Janeiro: Medsi Editora (2003): 83-121.
Sobre os tipos de estudos na epidemiologia, analise as afirmativas a seguir e assinale verdadeiro (V) ou falso (F):
( ) O estudo de caso é considerado fácil de ser realizado e de baixo custo, além do mais ele possibilita uma observação intensiva de cada caso analisado.
( ) Na investigação experimental de laboratório os dados são controlados com mais rigor, o que imprime uma maior precisão a todas as etapas da investigação. A maioria dos estudos deste tipo de investigação são realizados pesquisas com pessoas e busca de dados em hospitais.
( ) As pesquisas populacionais são as mais comuns na epidemiologia e foram divididos em cinco tipos. Um dos tipos é o estudo experimental destina-se a testar uma associação entre mortes e morbidade, buscando verificar se há relação causal entre eles.
( ) No estudo de coorte a investigação parte-se da “causa”, em busca ao “efeito”. Os participantes são alocados em grupos formados de acordo com a “observação” das situações.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a.
V - V - F - V.
b.
V - F - F - V.
c.
F - V - F - F.
d.
V - F - V - F.
e.
F - F - V - V.
Respostas
Diante do apresentado, podemos assinalar as afirmativas abaixo da seguinte forma:
A primeira é falsa, haja vista que apensar de baixo custo de fato, podemos ocmpreender que o estudo de caso não pode ser evidenciado como fácil, diante de tamanha complexidade.
A segunda é verdadeira.
A terceira é falsa, bem como a quarta, porque os métodos apresentados não podem ser corretamente relacionados com suas verdadeiras funções diante do ambiente de saúde.
Resposta:
VFFV
Explicação:
Na investigação experimental de laboratório os dados são controlados com mais rigor, o que imprime uma maior precisão a todas as etapas da investigação. A maioria dos estudos deste tipo de investigação é realizada em animais como ratos, camundongos, macacos, gatos e cães (e não em pessoas)
As pesquisas populacionais são as mais comuns na epidemiologia e foram divididos em cinco tipos. Um dos tipos é o estudo experimental destina-se a testar uma associação entre entre eventos, buscando verificar se há relação causal entre eles. Trata-se de uma intervenção promovida pelo investigador. (e não entre mortes e morbidade)
Espero ter ajudado, não esqueçam de agradecer a resposta e de dar sua nota.