Respostas
O que é Distimia?
Distimia é uma forma crônica de depressão, porém menos grave do que a forma mais conhecida da doença. Com a distimia, os sintomas de depressão podem durar um longo período de tempo, muitas vezes, dois anos ou mais.O paciente com distimia pode perder o interesse nas atividades diárias normais, se sentir sem esperança, ter baixa produtividade, baixa autoestima e um sentimento geral de inadequação. As pessoas com distimia são consideradas excessivamente críticas, que estão constantemente reclamando e são incapazes de se divertir.
Causas :
Fatores bioquímicos: pessoas com distimia podem ter mudanças físicas em seus cérebros. O significado destas mudanças ainda é incerto, mas pode ser um caminho para buscar a causa
Fatores genéticos: a distimia parece ser mais comum em pessoas com grau sanguíneo de parentesco
Fatores ambientais: tal como acontece com a depressão, o ambiente pode contribuir para a distimia. As causas ambientais são situações da vida que são difíceis de lidar, como a perda de um ente querido, problemas financeiros ou um alto nível de estresse.
Sintomas :
Os sintomas da distimia são os mesmos da depressão maior, mas em menor número e menos intensos. Os sinais podem incluir:
Tristeza ou humor deprimido na maior parte do dia, ou quase todos os dias
Perda de prazer nas atividades que antes eram agradáveis
Grande mudança em peso (ganho ou perda de mais de 5% do peso dentro de um mês)
Perda ou aumento do apetite
Insônia ou sono excessivo quase todos os dias
Inquietação
Fadiga ou perda de energia quase todos os dias
Sentimentos de desesperança, inutilidade ou culpa excessiva quase todos os dias
Problemas de concentração, que ocorrem quase todos os dias
Pensamentos recorrentes de morte ou suicídio, plano de suicídio ou tentativa de suicídio.
Em crianças, a distimia pode ocorrer juntamente com o TDAH, distúrbios de comportamento ou de aprendizagem, transtornos de ansiedade ou deficiências de desenvolvimento. Exemplos de sintomas distimia em crianças incluem:
- Irritabilidade
- Problemas de comportamento
- Mau desempenho escolar
- Atitude pessimista
- Habilidades sociais pobres
- Baixa autoestima.
Diagnóstico e exames :
Buscando ajuda médica :
É perfeitamente normal sentir-se triste, chateado ou infeliz com situações estressantes da vida. Contudo, pessoas com distimia experimentam essas sensações constantemente durante por anos. Isso pode interferir nos relacionamentos, trabalho e atividades diárias.
Se não tratada efetivamente, a distimia geralmente progride para depressão. A pessoa pode buscar ajuda com profissionais de saúde mental (psicólogos, psiquiatras) ou procurar alguém próximo que pode ser capaz de ajudar, como um amigo, parente, professor, líder religioso ou alguém que confiável.
Especialistas que podem diagnosticar distimia são:
- Psicólogo.
- Psiquiatra.