como é uma bacteria?
Respostas
Explicação:
Seres unicelulares e procariontes, as bactérias são classificadas no Reino Monera. Existem milhares de espécies conhecidas que apresentam formas, habitats e metabolismo diferentes.
Na natureza, as bactérias participam do Ciclo do Nitrogênio, ajudando em diversas etapas.
São usadas para produção de alimentos, como na fabricação de iogurtes, queijos e coalhadas, em que se utiliza os lactobacilos. Ainda para produzir o glutamato (usado em temperos) e o vinagre.
Na indústria farmacêutica, são produzidos antibióticos e vitaminas a partir de bactérias.
Com a engenharia genética, é possível usar bactérias geneticamente modificadas (em que se introduz genes humanos) para produzir proteínas humanas, como hormônio do crescimento e insulina.
Também é possível introduzir bactérias do gênero Pseudomonas em ambientes poluídos para descontaminação. Elas agem oxidando compostos orgânicos nocivos e tornando-os inofensivos. Esse processo é chamado de biorremediação.
Procariontes, significa que tem o material genetico disperso
Resposta:
Bactéria (do grego βακτηριον, bakterion: bastão) é um tipo de célula biológica. Elas constituem um grande domínio de micro-organismos procariontes. Possuindo tipicamente alguns micrômetros de comprimento, as bactérias podem ter diversos formatos, variando de esferas até bastões e espirais. As bactérias estavam entre as primeiras formas de vida a aparecer na Terra e estão presentes na maioria dos seus habitats. As bactérias habitam o solo, a água, as fontes termais ácidas, os resíduos radioativos e a profunda biosfera da crosta terrestre. Bactérias também vivem em relações simbióticas e parasitárias com plantas e animais. A maioria das bactérias ainda não foi caracterizada, e apenas em torno de 27 por cento do filo bacterial possui espécies que podem crescer em laboratório (103 dos aproximadamente 142 filos conhecidos não são cultiváveis, conhecidos como filos candidatos). O estudo das bactérias é conhecido como bacteriologia, um ramo da microbiologia.
Praticamente toda a vida animal na Terra depende das bactérias para sobreviver, já que somente bactérias e algumas arqueias possuem os genes e enzimas necessários para sintetizar a vitamina B12 (também conhecida como cobalamina), fornecendo-a através da cadeia alimentar. A vitamina B12 é uma vitamina solúvel na água envolvida no metabolismo de todas as células do corpo humano. Ela é um cofator na síntese do DNA e no metabolismo do ácido graxo e dos aminoácidos. Ela também é particularmente importante no funcionamento normal do sistema nervoso através do seu papel na síntese da mielina.