No mundo inteiro existem pegadas de diversos grupos dos répteis pré-históricos. Na Austrália, na região denominada Parque dos Dinossauros estudiosos encontraram mais de 21 espécies, inclusive o rastro gigante que pertenceu a um saurópode, uma espécie de dinossauro herbívoro e de pescoço longo com uma “patinha” de quase 2 metros de comprimento. Mas o Brasil não fica para trás. No alto do sertão da Paraíba, no município de Sousa, encontra-se uma região com a maior incidência de pegadas de dinos do mundo, também conhecida como Parque dos Dinossauros. Na região, existem mais de 300 rastros fossilizados, espalhados por cerca de 700km². Pelas análises já foram identificadas 80 espécies desses animais que habitaram o Brasil há cerca de 140 milhões de anos.
Um pesquisador fotografou uma caneta de 16,8 cm de comprimento ao lado de uma pegada. O comprimento da caneta , a largura e o comprimento da pegada estão registradas na figura.
Mantendo a razão de proporção entre a foto e os objetos reais (caneta e pegada), a largura e o comprimento reais da pegada, em centímetros, são, respectivamente, iguais a:
a.
26,4 e 40,8.
b.
n. d. a.
c.
3,08 e 4,76
d.
27,5 e 42,5.
e.
13,2 e 20,4
Anexos:
Respostas
respondido por:
61
Resposta:
Resposta certa é a)
Explicação passo-a-passo:
respondido por:
34
Resposta:
conferido aqui (A)
Explicação passo-a-passo:
Perguntas similares
5 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás