Respostas
Resposta:
Explicação:
Substantivo é uma categoria gramatical que reúne um grupo de palavras que se caracterizam por significar substâncias (homem, casa, cadeira etc), objetos mentalmente entendidos como substância, podendo ser qualidades (bondade, criatividade etc), estados (saúde, doença etc), processos (chegada, entrega etc). Sua função, como podemos perceber, é denominar pessoas, objetos, fenômenos, lugares, sentimentos, estados, qualidades etc.
Suas classificações são:
Abstrato: Como o próprio nome já diz é abstrato, que não tem como ser pego na mão ou jogado em algum lugar. São os sentimentos, as ações, as emoções, qualidade e um estado. Exemplo: beijo, vida, amor, ódio, frio, beleza e etc.
Próprio: Dá nome aos seres, ou seja, o ser é nomeado particularmente, é representado pela letra inicial maiúscula. Exemplo: Maria, Terra, São Paulo, e etc.
Comum: Nomeia um ser que participa de certa classe, genericamente. Exemplo: homem, cachorro, cidade, mesa, telefone, e etc.
Primitivo: São variadas palavras que se encaixam numa família etimológica, e que não deriva de nenhum outro nome. Exemplo: pobre, flor e etc.
Derivado: Surge de outra palavra já existente na Língua, ou seja, é originado do primitivo (primeiro). Exemplo: pobreza, florista e etc.
Simples: Possui somente um radical. Exemplo: água, tempo, rádio, caixa e etc.
Composto: Possui mais de um radical, ou seja, é uma palavra composta. Exemplo: guarda-chuva, couve-flor, lança-perfume e etc.
Coletivo: É o substantivo que expressa o plural de determinada palavra, mesmo estando no singular, ou seja, com apenas uma palavra é possível imaginar que é demais de um elemento que está sendo falado.
No português existem dois gêneros: feminino e masculino. Dizemos que é masculino quando antepõe o artigo -o. Exemplos: o beijo, o filho, o raio...
E feminino quando antepõe o artigo -a. Exemplos: a filha, a mosca, a estudante...