Respostas
RESPOSTA: O voo das aves está relacionado com um corpo leve e estruturas que ajudam na propulsão. As aves destacam-se pela ausência de bexiga urinária, o que torna seu corpo mais leve e, consequentemente, auxilia no voo. Esses animais também apresentam excreção de ácido úrico, um produto que não necessita de grande quantidade de água para que seja eliminado.
•Principais adaptações:
-Penas:
As penas possuem função de isolamento térmico, atuam na flutuação, ajudam na atração de parceiros e até mesmo na camuflagem.
-Asas:
Sem as asas, as aves não conseguiriam propulsão e a sustentação necessária para garantir um voo adequado.
-Esqueleto:
O esqueleto das aves apresenta uma variedade de adaptações que garantem um voo com grande eficiência. Podemos destacar também a presença de um esterno expandido chamado de quilha ou carena, que sustenta os músculos peitorais que atuam no voo. Não podemos esquecer a presença de ossos ocos (ossos pneumáticos) que garantem leveza ao animal.
-Respiração:
As aves são animais com respiração pulmonar que se destacam pela presença de estruturas denominadas de sacos aéreos.
-Excreção:
As aves destacam-se pela ausência de bexiga urinária, o que torna seu corpo mais leve e, consequentemente, auxilia no voo. Esses animais também apresentam excreção de ácido úrico, um produto que não necessita de grande quantidade de água para que seja eliminado.