Sobre a composição do refrigerante: “Dióxido de carbono: a carbonatação dá 'vida' ao produto, realça o paladar e a aparência da bebida. Sua ação refrescante está associada à solubilidade dos gases em líquidos, que diminui com o aumento da temperatura. Como o refrigerante é tomado gelado, sua temperatura aumenta do trajeto que vai da boca ao estômago. O aumento da temperatura e o meio ácido estomacal favorecem a eliminação do CO2, e a sensação de frescor resulta da expansão desse gás, que é um processo endotérmico.”
LIMA, A. C. S.; AFONSO, J. C. A química do refrigerante. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 210-215, 2009.
Neste texto os autores discutem a composição do gás presente nos refrigerantes, e sabe-se que em garrafas PET a presença do dióxido de carbono tem validade menor que nas de vidro, devido a sua maior porosidade, que leva ao escape do mesmo. O processo dos gases relacionado à passagem por pequenos orifícios entre compartimentos de pressões diferentes é chamado de
Escolha uma:
a.
compreensibilidade.
b.
difusão.
c.
pressão.
d.
compensação.
e.
efusão.
Respostas
respondido por:
46
Resposta:
Efusão. Correta
respondido por:
25
e. efusão.
A efusão dos gases ocorre quando há o vazamento dos gases através de pequenos orifícios ou paredes porosas, que é o caso das garrafas PET.
Outro exemplo em que ocorre esse processo são nos balões de gás hélio. Com o passar do tempo, esse gás acaba passando pelos poros da borracha do balão, ou seja, há a sua efusão.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás