Trabalho:
Pesquise a composição, dureza, cores e utilidades das rochas granito, basalto, diorito, e andesito
Respostas
Resposta:
Granito: O granito (do latim granum grão, em referência à textura da rocha) é um tipo comum de rocha ígnea ou rocha magmática, intrusiva ou plutónica de grão fino não metamórfico, médio ou grosseiro, composta essencialmente pelos minerais: quartzo, mica e feldspato, tendo como minerais acessórios mica (normalmente presente), hornblenda, zircão e outros minerais. É normalmente encontrado nas placas continentais da crosta terrestre.
Basalto: O basalto é uma rocha ígnea eruptiva (magmática) de composição máfica, por isso rica em silicatos de magnésio e ferro e com baixo conteúdo em sílica, que constitui uma das rochas mais abundantes na crosta terrestre. É uma rocha de granulação fina, coloração escura, matriz afanítica, frequentemente com textura porfírica, com fenocristais de olivina, augite e plagioclase, e uma matriz cristalina fina.
Diorito: Diorito é uma rocha ígnea intrusiva. É uma rocha com quantidades intermédias de sílica (entre 52% a 65%, aproximadamente), conferindo-lhe uma acidez intermédia. Contém piroxenas e anfíbolas como minerais essenciais, no grupo dos minerais ferromagnesianos, e plagioclases. O diorito é o equivalente plutónico ou intrusivo do andesito.
Andesito: Andesito é um tipo de rocha magmática cujo nome deriva de Andes, montanhas onde é muito comum. É uma rocha ígnea vulcânica de composição intermediária, calcoalcalina, de cor cinzenta a cinzenta escura ou mesmo negra, com textura afanítica a porfirítica. Os andesitos são a rocha típica do vulcanismo associado às regiões de subducção, em especial aos arcos insulares.
Explicação: