Atividade MAPA:
As más condições ergonômicas do posto de trabalho influenciam diretamente as posturas adotadas, e podem provocar problemas musculoesqueléticos, desequilíbrios, sobrecargas estruturais e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho conhecido como DORT que resultam em desconforto e a dor musculoesquelética.
A mobília se torna importante na avaliação dos riscos de lesões musculoesqueléticas, e se não forem dimensionados de maneira adequada pode prejudicar o trabalhador, podendo gerar grandes transtornos para o empregador e para o empregado, como por exemplo: Gerar perda de função, limitação de atividades e, consequentemente, restrições no trabalho. Tais queixas são responsáveis por absenteísmos e afastamentos.
Elaborado pela professora, 2019.
Observando todas essas informações, somadas aos dados que foram apresentados na aula Estudo de Caso, nas Normas Regulamentadoras 15 e 17, na NBR 5413 e na NBR 10152, utilize o conhecimento adquirido de Análise Ergonômica do Trabalho para as duas situações abaixo:

Fonte: Adaptado de BARROS (2016).
Questão 1:
a) Pontue e apresente detalhadamente os aspectos que estão ergonomicamente incorretos na figura A e que podem oferecer risco de DORT. Como Gestor de RH, sugira recomendações para solucionar ou minimizar os problemas visualizados.
b) Realize uma análise ambiental com base nas normas específicas e utilize os seguintes dados hipotéticos:
Temperatura: 29 °C
Umidade Relativa: 38 %
Ruído: 62 dB
Iluminância: 400 lux
Questão 2:
a) Pontue e apresente detalhadamente os aspectos que estão ergonomicamente incorretos na figura B e que podem oferecer risco de DORT. Como Gestor de RH, sugira recomendações para solucionar ou minimizar os problemas visualizados.
b) Faça uma análise ambiental com base nas Normas específicas e utilize os seguintes dados hipotéticos:
Temperatura: 23 °C
Umidade Relativa: 50 %
Ruído: 69 dB
Iluminância: 1500 lux
BARROS, Fernanda Cabegi de. Efetividade de uma intervenção ergonômica na postura, dor e desconforto de trabalhadores de escritório: ensaio randomizado por cluster e controlado. Dissertação de Mestrado – UFSCar. Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2016.

(MEDIAÇÃO, 2019)
Sua resposta arquivo
Solte o arquivo, ou clique aqui para selecionar
upload instantâneo
Responder Finalizar
© 2017 UNICESUMAR. Todos os direitos reservados.
Política de privacidade
Respostas
respondido por:
0
As mudanças na organização do trabalho foram precursoras dos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é a doença ocupacional em maior evidência no mundo e considera a situação epidêmica, constituindo um grave problema de saúde de difícil abordagem, reabilitação e prevenção.
Os DORT’s são definidos como um conjunto de síndromes de origem ocupacional provocadas pelo uso inadequado e excessivo do sistema que agrupa os ossos, nervos, músculos e tendões, sobretudo nas regiões do ombro, cotovelo, punho, dedos e região lombar da coluna vertebral.
Espero ter ajudado.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás