É possível pensar sobre o ser humano com as concepções essencialista e naturalista, já que ele é um ser incompleto e vive em constante transformação. Leia a seguir diferentes reflexões sobre ele foram produzidas pelos filósofos ao longo da história:
I. A essência humana está no projeto de Deus, ou seja, a realização do homem apenas pode ser alcançada quando realiza aquilo que é o projeto feito para a vida do homem concreto. Suas ações devem sempre ser pensadas com o objetivo de que alcance a salvação depois da morte e possa participar da vida eterna, com Deus.
II. O ser humano, em sua perfeição, é ideal. A ideia de homem é o que traz todas as suas possibilidades de ser – é sua essência. Assim, o homem encarnado, que somos cada um de nós, apenas se realiza quando realiza o que é próprio de sua essência.
III. No Tratado sobre o homem, seu autor escreve: "Suponho que corpo nada mais seja do que uma estátua ou uma máquina de terra, formada expressamente por Deus para torná-la o mais possível semelhante a nós [...]. Peço-lhes considerarem que nessa máquina tais funções derivam de modo inteiramente natural da simples disposição dos seus órgãos [...]" (REALE, 1990, p. 379-380).
IV. O homem pode ser conhecido não a partir de uma ideia preconcebida, mas como resultado das condições naturais nas quais ele está inserido – os próprios ídolos podem ser entendidos assim.
Tais concepções sobre o ser humano pertencem a quais filósofos? Assinale:
Respostas
respondido por:
23
Resposta:
Letra "b" - I Tomás de Aquino; II Platão; III Descartes; IV Bacon
Explicação passo-a-passo:
JSDF:
Olá Brenda me chama em mensagem gostaria de falar com vc
respondido por:
7
A resposta correta é a letra b. Isso porque diante do apresentado acima em se tratando dos filósofos e suas afirmações ao longo da história, podemos concluir que a afirmativa a ser assinalada compreende a letra b. I Tomás de Aquino; II Platão; III Descartes; IV Bacon
.
Isso porque - I Tomás de Aquino, que trata de fato da essência do ser humano, que segundo o mesmo, está na ideia bem como no porjeto divino. Podemos afirmar ainda que o mesmo tem como obrigação buscar sua salvação diante do contexto da morte.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás