6- O francês Gilles Lipovetsky recorre ao pensamento filosófico para tentar compreender o fascínio da humanidade pelo luxo e pelo consumo. Essa combinação é centenária, mas nunca antes na história do ser humano foi tão democrática e disseminada. As sociedades contemporâneas vivem o que Lipovetsky chama de hipermodernidade, um tempo em que as culturas de classe desmoronaram, as grandes marcas do mercado de luxo procuram atrair clientes antes desprezados e o luxo já não é apenas uma etiqueta para classificar a origem social do proprietário.
Neste sentido, em relação à sociedade de consumo, podemos afirma que:
a. A felicidade consiste na busca constante de satisfazer nossas necessidades básicas.
b. O prazer material e espiritual são necessários para equilibrarmos nossos apetites naturais.
c. O hedonismo traz consigo o gosto pela novidade e o desprezo pelo duradouro.
d. A vida é uma constante conquista da felicidade que advém do consumo.
7- A vontade pura, assim, diferencia-se da vontade sensivelmente determinada por não possuir como fundamento de determinação (matéria) o princípio de felicidade, mas, ao contrario, o principio de determinação da vontade pura é a lei moral, ou seja, a capacidade da máxima de se tornar principio em uma legislação universal (KANT, 2003, p. 42).
Assinale a alternativa correta sobre a filosofia kantiana:
a. Seguir seus próprios desejos e ações é alcançar a autonomia racional.
b. A razão dever ser autolegisladora para ser independente na criação das próprias leis.
c. A vontade autônoma é independente quando não precisa de outra orientação a não ser a sua própria, sendo assim basta a si mesma.
d. A autonomia consiste no exercício da razão para descobrir qual a lei a ser praticada por cada indivíduo.
8- O mito de Narciso ilustra bem o culto ao individualismo, ao vazio existencial, à flexibilidade e a paixão como força de atração, sedução e desilusão. Narciso não é só aquele que se apaixona por si mesmo, como dizem.
A partir da leitura do mito de Narciso e de seus estudos sobre as relações interpessoais, assinale a alternativa que contempla o problema do Narciso moderno:
a. O problema está nas nossas relações sociais que não são de qualidade.
b. O problema está na existência das tecnologias.
c. O problema está no uso excessivo das tecnologias.
d. O problema está na falta de oportunidades justas para competir no mercado de trabalho e conquista o reconhecimento pessoal e profissional.
9- O utilitarismo, o igualitarismo e as demais posições contemporâneas são marcadas pela eficácia e pela abstração. As pessoas são consideradas como tendo necessidades e preferências idênticas. Sobre a ética utilitarista, marque a alternativa CORRETA.
a. A ética utilitarista opera da perspectiva de um agir com consequências coletivas, ou seja, o valor moral da ação se define pela maior quantidade de bem-estar ou utilidade para o maior número de pessoas dentre os cursos de ação possíveis.
b. O utilitarismo é uma ética conceitualmente voltada para o egocentrismo, uma vez que toma como critério definidor do agir moral aquilo que resulta ser o mais útil para o indivíduo dentre os cursos de ação possíveis.
c. Segundo o utilitarismo, o conteúdo do agir correto se define pela maior quantidade de prazer ou utilidade para o indivíduo produzido pelo curso de ação indicado.
d. A ética utilitarista se reduz, ao final, a um hedonismo individual, uma vez que opera com o conceito central de prazer em sua estrutura teórica.
10- Uma boa conduta para garantir o funcionamento do programa de ética é a criação de um canal de comunicação interno na empresa, inclusive promovendo atitudes que visem fortalecer o vínculo entre ética e sucesso profissional. Muitas empresas também formam comissões de ética, que são grupos de executivos que têm como função fiscalizar a ética empresarial, por meio de regras estabelecidas em alguns aspectos considerados questionáveis, além de questões que envolvem a violação da disciplina. O bom profissional preocupa-se com seu desempenho competente e, também, principalmente, com o fundamento ético-moral de seu trabalho. Assim, é correto afirmar que:
a. É correto dar maior atenção, apoio e privilégios a pessoas de seu círculo pessoal de amizade, pois assim estará sendo cortês.
b. Manipular as pessoas nos processos interativos em grupo, para ter ganhos pessoais, enfrentar dificuldades ou obter resultados rápidos para a empresa é um comportamento competente e ético.
c. Não basta ser competente. É preciso ser ético para produzir qualidade no trabalho com pessoas e grupos.
d. O agir com ética, nesse contexto, significa agir de acordo com determinadas regras e preceitos determinados pelos responsáveis da
Respostas
respondido por:
8
Resposta:
Ola Joaquim vc tambem estuda na Unipar!
Explicação:
6 - c
9- a
10- c
as outras alternativas não tenho certeza se estão corretas por isso não as coloquei na resposta, tambem estou respondendo estas atividades .
jonascavalheirojonas:
8- a 7 - d
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás