A relação entre fé e razão na Idade Média trouxe profundas reflexões filosóficas. Os teóricos da igreja Católica, especialmente Santo Agostinho e São Tomás de Aquino, realizaram um grandioso trabalho de pesquisa para compreender as questões da fé sob o crivo da racionalidade. Fundamentados em Platão e Aristóteles ressignificaram e reconduziram os conceitos e ideias da filosofia platônica e aristotélica para entendimento das verdades divinas.
Inseridos neste contexto, julgue as seguintes afirmações, assinalando V para verdadeiro e F para falso:
( ) As verdades que dependem da revelação divina são aquelas que nossa razão finita e imperfeita não só não pode alcançar sozinha como são, sobretudo, aquelas que só podemos aceitar sem compreender. Em outras palavras, as verdades da fé são mistérios.
( ) Para Agostinho, a crença é ao mesmo tempo a essência do ser humano e a fonte dos erros que podem afastá-lo da verdade. Sendo que o conhecimento é a capacidade de concluir verdades imutáveis por meio dos processos mentais. Ao considerar que o homem é sempre sujeito ao erro, e que o homem se guia pelas vontades de Deus, os erros só poderiam provir da crença em Deus. O ser humano tem pensamento autônomo e acesso à verdade eterna, mas dependeria, para isso, de iluminação divina.
( ) Agostinho elaborou sua teoria do conhecimento humano indicando três níveis distintos: o conhecimento sensível (o existir), a sensação (o viver) e a razão ou ciência (o pensar). Segundo ele, há, ainda, um quarto grau: a verdade, mas este grau não está no domínio do homem, pois pertenceria apenas a Deus.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos julgamentos:
1. V – F – V.
2. V – V – V.
3. F – V – F.
4. V – F – F.
5. F – V – V.
Respostas
Vamos analisar cada uma das questões sobre a filosofia medieval.
As verdades que dependem da revelação divina são aquelas que nossa razão finita e imperfeita não só não pode alcançar sozinha como são, sobretudo, aquelas que só podemos aceitar sem compreender. Em outras palavras, as verdades da fé são mistérios.
Verdadeiro, de fato. Na verdade, Agostinho afirmaria que a fé é o primeiro passo para sustentar a razão, pois para que se possa conhecer algo, precisa-se crer naquilo. As verdades da fé podem ser misteriosas, mas crer é o primeiro passo para atingir a Verdade.
Para Agostinho, a crença é ao mesmo tempo a essência do ser humano e a fonte dos erros que podem afastá-lo da verdade. Sendo que o conhecimento é a capacidade de concluir verdades imutáveis por meio dos processos mentais. Ao considerar que o homem é sempre sujeito ao erro, e que o homem se guia pelas vontades de Deus, os erros só poderiam provir da crença em Deus. O ser humano tem pensamento autônomo e acesso à verdade eterna, mas dependeria, para isso, de iluminação divina.
Falso. Os erros não provém da crença em Deus, mas pela falta de conhecimento de certos assuntos, sejam eles na moralidade, ou na metafísica. A crença em Deus, para Agostinho, é um dos primeiros passos para sustentar um conhecimento na Verdade.
Agostinho elaborou sua teoria do conhecimento humano indicando três níveis distintos: o conhecimento sensível (o existir), a sensação (o viver) e a razão ou ciência (o pensar). Segundo ele, há, ainda, um quarto grau: a verdade, mas este grau não está no domínio do homem, pois pertenceria apenas a Deus.
Verdadeiro. Santo Agostinho defenderia que a Verdade não estaria alcançável pelo homem pelo meio comum, os sentidos e o sensível.
Portanto, alternativa 4.