Leia o trecho abaixo: As massas alemãs, francesas e inglesas, ao marcharem para a guerra em 1914, o fizeram não como guerreiros ou aventureiros, mas como cidadãos e civis. É este mesmo fato que, para governos que operam em sociedades democráticas, demonstra a necessidade do patriotismo e igualdade a sua força. Apenas o sentimento de que a causa do Estado era genuinamente a sua poderia mobilizar com eficácia as massas: e em 1917 os ingleses, franceses e alemães sentiam isso. HOBSBAWM, Eric J. A era dos impérios: 1875-1914. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. O historiador inglês expõe acima um sentimento de nacionalismo que foi fartamente utilizado para poder mobilizar os cidadãos para as linhas de frente durante a I Guerra Mundial. Além disso, vários movimentos nacionalistas haviam surgido nas décadas anteriores ao grande conflito europeu. Das alternativas abaixo, qual indica um movimento ou sentimento nacionalista que não compôs o quadro que originou a I Guerra Mundial? A) Pangermanismo B) Sionismo C) Revanchismo francês D) Pan-esclavismo E) Grande Sérvia
Respostas
respondido por:
19
É correta a alternativa B.
O Sionismo é a defesa da soberania nacional dos povos judeus - que, na época, não tinham um Estado propriamente dito, vivendo como povo apátrida - e não era um sentimento comum e nem determinante no período.
O Sionismo só adquire força política no Mundo Contemporâneo na Segunda Guerra Mundial, devido em grande parte aos horrores do Holocausto e o reconhecimento da necessidade de defender a autonomia dos judeus.
respondido por:
0
Resposta:
B
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás