(UNESP) - No plano das relações internacionais, o Brasil continua a ocupar a função de fornecedor de matérias-primas. Só que agora tem que diversificar o rol de suas exportações, pela necessidade crescente de obter divisas para as importações de equipamentos, material de transporte, combustíveis e alimentos. Assinale a alternativa incorreta:
a) Até meados do século XIX, a circulação monetária era pequena.
b) Durante o chamado “ciclo do café”, a economia e a sociedade brasileira adaptaram-se ao sistema capitalista industrial, que rapidamente se desenvolvia na Ásia e na África.
c) Ao sistema capitalista-industrial não interessava a existência de escravidão.
d) Os primeiros pólos de mercado consumidor instalado no início do Brasil capitalista foram representados pelas áreas cafeicultoras e açucareiras do país.
e) Nas áreas econômicas mais dinâmicas, intensifica-se a urbanização brasileira, que é peça fundamental para a organização dos mercados comerciais.
Respostas
respondido por:
1
É incorreta a Letra B.
Durante o ciclo do café a economia brasileira realmente se adaptou ao capitalismo, porém, com baixíssimo desenvolvimento industrial em si, além do fato de que o capitalismo estava em desenvolvimento na Europa e América do Norte, principalmente.
O ciclo do café foi uma das razões pelas quais o Brasil tornou-se um país atrasado, visto que as elites agrárias não estavam interessadas em modernizar o país, apenas em ganhar com exportações.
Abraços!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás