• Matéria: Filosofia
  • Autor: jonascavalheirojonas
  • Perguntado 7 anos atrás

O mito de Narciso ilustra bem o culto ao individualismo, ao vazio existencial, à flexibilidade e a paixão como força de atração, sedução e desilusão. Narciso não é só aquele que se apaixona por si mesmo, como dizem.

A partir da leitura do mito de Narciso e de seus estudos sobre as relações interpessoais, assinale a alternativa que contempla o problema do Narciso moderno:


Escolha uma:
a. O problema está nas nossas relações sociais que não são de qualidade.

b. O problema está na existência das tecnologias.

c. O problema está no uso excessivo das tecnologias.

d. O problema está na falta de oportunidades justas para competir no mercado de trabalho e conquista o reconhecimento pessoal e profissional.

Alguem me ajude por favor

Respostas

respondido por: elamambretti
3

O mito de Narciso representa um forte símbolo da vaidade. Além de ter uma beleza estonteante, a qual despertava a atenção de muitas pessoas, Narciso era arrogante e orgulhoso. E, ao invés de se apaixonar por outras pessoas que o admiravam, ele ficou apaixonado por sua própria imagem, ao vê-la refletida num lago.

No Narciso moderno:

a. O problema está nas nossas relações sociais que não são de qualidade.

Quando o  indivíduo vive uma vaidade descontrolada e uma admiração excessiva por si próprio, acaba por gerar problemas pois necessita ser admirado e não admite que sua presença passe despercebida em determinado grupo.

Vivemos relações sociais baseadas na aparência do que somos, presos em comportamentos referidos a determinados grupos e somos os que possuímos. De fato há pouca qualidade no nosso comprometimento como seres humanos sociais, enquanto estabelecemos relações superficiais e mormente supérfluas.

Bons estudos!


jonascavalheirojonas: muito obrigado
Perguntas similares