• Matéria: Administração
  • Autor: jessicacosta474
  • Perguntado 7 anos atrás

A respeito das variáveis que influenciam uma empresa, analise a situação hipotética a seguir:

Maria é sócia de uma empresa de consultoria e assessoria em recursos humanos que tem como clientes empresas de uma região com vocação industrial. A consultoria tem uma equipe interna, composta por analistas de recursos humanos, suporte técnico em TI, consultores, dentre outros. Uma alteração na legislação permite que determinado cargo de uma de suas principais clientes passe a ser terceirizado, o que a empresa opta por fazer. Isso diminui consideravelmente o volume de demandas relacionadas a Recursos Humanos daquela empresa, diminuindo as receitas da consultoria de Maria, ainda que a nova lei pouco altere a relação da própria consultoria com sua equipe.

A respeito do planejamento operacional da organização em questão e de sua contribuição para a realização das tarefas, assinale a alternativa correta:

Respostas

respondido por: winederrn
21

Alternativa 1.

Basicamente, o Planejamento Operacional é baseado nas atividades que serão executadas no Nível Operacional da organização. Neste nível, podemos encontrar os trabalhadores que operam máquinas e equipamentos (chão de fábrica).

Nesta direção, o mais aconselhável é que o consultor apresente o Plano Operacional para o empreendedor, de forma que as ações internas sejam direcionadas da melhor forma possível.

Segue o restante da questão.

(...)

Ainda que seja opcional, a consultoria pode valer-se de planejamento operacional para organizar sua relação com os clientes, mas deve, para tanto, realizar um documento único que concentre todo o plano operacional, dadas suas características de prestação de serviços.

Com a mudança da legislação, os consultores passarão a utilizar novos procedimentos para oferecer consultorias, bem como acompanhar e assessorar as empresas já clientes, de modo que a nova legislação deve impactar em ao menos um plano operacional.

A mudança na legislação terá impacto significativo no orçamento da consultoria, em razão da perda de um cliente importante, mas não nos demais planos operacionais.

A mudança na legislação trabalhista pode alterar apenas o cronograma dos projetos de consultoria, em razão da necessidade de reorganizar orientações às clientes; mas não deve alterar outros planos operacionais.

Por se tratar de uma prestadora de serviços, a consultoria em questão não utiliza o plano operacional, aplicável apenas às empresas clientes que sejam do setor industrial.

Até logo!


franciscosissa: OBRIGADO PELA RESPOSTA
respondido por: espiritosanto133
12

Resposta Correta:

Com a mudança da legislação, os consultores passarão a utilizar novos procedimentos para oferecer consultorias, bem como acompanhar e assessorar as empresas já clientes, de modo que a nova legislação deve impactar em ao menos um plano operacional.

Explicação:

Primeiro é preciso compreender que procedimento (ou manual de procedimentos), orçamento específico, cronograma e regulamento são todos planos operacionais.

Os planos operacionais são úteis inclusive para empresas prestadoras de serviços, não apenas para manufatura.

Perguntas similares