Respostas
Resposta:
Olá,
Vamos analisar as alternativas:
I. A identidade nacional brasileira é o produto da miscigenação entre os diferentes colonizadores europeus: as várias nações indígenas que aqui viviam e os inúmeros povos africanos trazidos como mão de obra escrava; além dos imigrantes que chegaram entre os séculos XIX e XX, como alemães, italianos e japoneses.
A alternativa I é verdadeira, já que a identidade brasileira provém da miscigenação dos imigrantes vindos no século XIX e XX, a vinda dos Africanos no período da escravidão, os Europeus e dos Índios que moravam aqui.
II. Movimentos artísticos e culturais também contribuem para a construção da identidade de uma nação. A Semana de Arte Moderna de 1922, por exemplo, abraça a identidade mestiça do povo brasileiro na obra de artistas plásticos, como Tarsila do Amaral, e escritores, como Mário de Andrade.
A semana da Arte Moderna de 1922 influenciou na construção da identidade mestiça do povo brasileiro.
III. A identidade nacional de uma nação é dada pela herança genética e pelas políticas de unificação nacional. Sendo assim, o Brasil é mestiço devido a mistura genética de portugueses, índios e negros, bem como aos processos de independência, unificação do território nacional e convenção do português como idioma nacional.
A identidade nacional não é dada pela mistura genética, mas sim por fatores ambientais e culturais, por isso esta alternativa é falsa.
IV. A identidade nacional brasileira é fruto de um processo de construção histórica, cultural e política que está em constante transformação. Na esfera política, inicia-se na Independência e ganha impulso no governo de Vargas. Com a Proclamação da República, temos a criação de símbolos culturais nacionais, como a mitificação da figura de Tiradentes como herói brasileiro.
Esta alternativa é verdadeira, já que a identidade nacional é construída historicamente.
b. I, II e IV, apenas.
Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/18021211#readmore
Explicação: