• Matéria: Matemática
  • Autor: lidiakraus
  • Perguntado 7 anos atrás

Por meio de circunstâncias e processos notáveis, a humanidade aprendeu a complementar seu senso numérico com a contagem, responsável pelo extraordinário progresso da capacidade humana de "representar" o universo em termos numéricos, tal qual acontece atualmente. Nesse sentido, analise as afirmativas seguintes: I. Foi a contagem que consolidou o concreto e, portanto, as noções heterogêneas de pluralidade, tão características do homem primitivo no conceito numérico homogêneo abstrato, o que tornou possível a Matemática. II. Inicialmente, a contagem se limitava a uma comparação, por correspondência termo a termo, entre duas coleções (cabeças de um rebanho e seixos ou talhos feitos numa árvore). III. Mediante a criação de coleções modelos, cada uma simbolizando uma coleção (asas de um pássaro, trevo, patas de um animal, dedos da mão etc.), foi possível a transição de números relativos para absolutos. IV. Para registrar os resultados da contagem, nossos antepassados recorriam à correspondência um a um utilizando pedrinhas; nós em cordas e fibras vegetais, ou, ainda, marcas em ossos ou madeira. É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.

Alternativa 2:
I e III, apenas.

Alternativa 3:
I, II e III, apenas.

Alternativa 4:
I, III e IV, apenas.

Alternativa 5:
I, II, III e IV.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
2

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Observa-se que a contagem compreende uma das primeiras formas de representação matemática existentes na humanidade, a qual permitiu a passagem dae números relativos para absolutos.

Dessa forma, sabe-se que a contagem era utilizada em formas cotidianas, entre a comparação de dois termos (como cabeças de rebanho), até que pudesse se tornar cada vez mais complexa por meio de raciocínios lógicos.

Perguntas similares