Respostas
É a arte marciais dos indígenas e guaranis, lembrando que ontem foi dia do índio!
Resposta:
Explicação:
Xondaro
De origem Guarani, o Xondaro tem como sua principal característica a atitude de desviar-se do oponente, deixando-o gastar toda sua energia. Como nas artes marcias orientais, o Xondaro também usa como referência os movimentos dos animais, principalmente de três aves: o colibri, o gavião e a andorinha.
O guerreiro Xondaro é treinado desde pequeno para proteger a aldeia de inimigos físicos e para proteger a Opy (casa de reza) dos inimigos espirituais. Na parte ritualística xamânica, a partir das 16h, os Xondaro começam suas danças em frente a Opy, a qual chega a durar toda a noite, acabando ao amanhecer.
Assim como a capoeira, os guerreiros Xondaro fazem um misto de luta e dança, alternando o apoio da direita para esquerda, depois pra frente e pra traz, sempre tentando evitar o contato com o opononente. Os movimentos típicos da luta e da dança, sempre priorizando a agilidade e o equilíbrio, eram ensinados pelo mestre para auxiliá-los na caça e nas fugas pela floresta. Diz-se que um Xondaro no auge de seu treinamento era colocado num círculo e atirado flechas em sua direção, ele era capaz de agarrá-las em pleno voo. Sem nenhuma influência externa em sua origem, reza a lenda que o Xondaro nasceu quando o primeiro mestre desafiou índio após índio com sua técnica, aderindo as técnicas eficientes dos índios derrotados.
O Xondaro nos ensina a espiritualidade indígena, o equilíbrio e a agiliade típica dos animais da floresta e dos mais fortes guerreiros Guaranis.