A inovação possibilitada pela invenção da abóbada de arestas é no que se refere:
1 ( ) à pobreza dos Mosteiros medievais que não possibilitava o uso da abóbada de berço.
2( ) à fachada da abadia construída pela invenção da abóbada de berço, que tinha como desvantagem, desmoronamentos. aos grossos pilares que davam a sensação de solidez e repouso.
3( )à abóbada de berço que era um semicírculo, o que favorecia a simbologia românica para a “Fortaleza de Deus”
4( )à abóbada de arestas que superava as limitações da abóbada de berço porque consistia numa intersecção, em ângulo reto, de duas abóbadas de berço apoiadas sobre pilares, o que permitia naves com plano quadrado.
Respostas
respondido por:
6
A inovação possibilitada pela invenção da abóbada de arestas é no que se refere: à abóbada de arestas que superava as limitações da abóbada de berço porque consistia numa intersecção, em ângulo reto, de duas abóbadas de berço apoiadas sobre pilares, o que permitia naves com plano quadrado.
O Românico cria um novo edifício ao serviço da glória de Deus e a manutenção do sistema feudal, a Igreja, que geralmente era feita em pedra. e com elementos muito marcantes, entre eles os pilares maciços e as abóbadas, que eram de dois tipos:
- A abóbada de berço: era um semicírculo chamado arco pleno, e apresentava a desvantagem os desmoronamentos, pelo peso do teto, e pouca luminosidade.
- A abóbada de arestas: consistia na intersecção, em ângulo reto, de duas abóbadas de berço apoiadas sobre pilares, assim a nave central fica dividida em setores quadrados (plano quadrado), para apoiar-se
Alternativa Correta: 4
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás