Existem algumas modalidades de gramática, conforme o foco ou objeto formal sob o qual a língua é considerada. Mamede (2017) apresenta-nos quatro denominações ou tipos de gramática. Associe cada tipo de gramática à sua identificação pelas especificidades e particularidades referentes a cada uma:
1- Gramática normativa
2- Gramática escolar
3- Gramática reflexiva
4- Gramática descritiva
( ) Ela apenas constata a existência de uma estrutura da língua e a apresenta em suas formas de ocorrência e funcionamento. Atuando em todos os níveis de ocorrência da língua, ela atém-se a todas as variantes linguísticas, da língua culta ou norma padrão à língua coloquial. Não tem a preocupação com o certo e errado, para corrigir o “errado” e ensinar o “certo”.
( ) O ponto de partida para a constituição dessa gramática é o texto. É uma extensão, também, por assim dizer, da filologia, ramo mais elevado dos estudos linguísticos que parte do texto para apresentar ou expor os fatos da língua. São os textos que determinam a existência dos fatos constitutivos da língua. O texto é explorado com base nos fatos gramaticais, na semântica, na teoria do discurso, na linguística textual.
( ) Os fatos da língua são expostos de forma gradativa, passando da simplicidade à complexidade. Não é isolada, desvinculada de uma situação real. Apresenta os fatos a partir de situações concretas, geralmente em textos ou demais ocorrências da língua. A apresentação ou exposição dos fatos é seguida de exercícios para treinamento, com orientações didáticas e pedagógicas.
( ) Esta é a gramática que inspira a língua padrão, ou língua culta. É a que deve ser seguida pelos usuários da língua que desejam expressar-se de acordo com os ditames da correção de linguagem, dos acertos gramaticais e estilísticos, coerentes com o grau de instrução de que são detentores. É, portanto, a gramática que constitui a fonte de comprovação de “certo ou errado” de uma estrutura linguística.
A correta associação é a que consta na opção: 4, 2, 2, 3 2, 1, 4, 3 3, 2, 4, 1 1, 2, 3, 4 4, 3, 2, 1
Respostas
E. 4, 3, 2, 1
As gramáticas são divididas em:
Gramática Normativa: Consiste na gramática na qual já estamos habituados em que apresenta uma série de padrões da língua, quais as regras devem ser utilizadas na escrita e na fala.
Gramática Descrita: Tem com objetivo fazer uma análise do conjunto de regras, verificando quais são as variações linguísticas adotadas, sem julgar o que 'é certo' ou 'errado'.
Gramática Histórica: Trata-se da investigação da evolução e da origem da língua. Isto é, desde que a língua começou até os dias atuais.
Gramática Comparativa: Compara as línguas da mesma família. No caso da língua portuguesa, a comparação é realizada com as línguas românicas como o espanhol, o francês, italiano e romeno.
Bons estudos!
Resposta:
a resposta certa é:essa sequência, 4 gramática descritiva. 3 gramática reflexiva.2 gramática escolar. 1gramática normativa.