• Matéria: Pedagogia
  • Autor: marciabrasilino99
  • Perguntado 7 anos atrás

A escrita é uma atividade que exige de quem escreve o uso de estratégias que auxiliem a composição do texto. O autor, ao escrever, precisa saber que o que é pertinente em uma situação de escrita pode não ser em outra, pois o que se escreve e a maneira como se escreve muda de uma situação de produção discursiva para outra. É por isso que não escrevemos sempre da mesma maneira, com a mesma estrutura, com os mesmos vocábulos ou sobre o mesmo assunto/tema. Assim, ao escrever, é necessário que o autor planeje a maneira de dizer o que pretende, utilizando, para isso, algumas estratégias de escrita que facilitam a organização das ideias no texto. Diante disso, leia as estratégias a seguir e as relacione com suas respectivas explicações. 1. Ativação de conhecimentos sobre os componentes da situação comunicativa. 2. Seleção, organização e desenvolvimento das ideias. 3. “Balanceamento” entre informações explícitas e implícitas e entre informações “novas” e “já conhecidas”. 4. Revisão da escrita ao longo de todo o processo de produção do texto. A seguir, numere corretamente as explicações de cada uma das estratégias. ( ) O autor deve imaginar quem serão seus leitores – e quais serão seus conhecimentos prévios – e proceder à organização das ideias no texto de maneira a permitir seu entendimento, equilibrando as informações. ( ) Um texto jamais será preciso, isento de problemas organizacionais ou de imprecisão argumentativa em uma primeira versão. Por isso, é obrigação do autor rever, reescrever, corrigir e avaliar sua própria escrita. ( ) O texto é produto de uma situação comunicativa única. O autor precisa conhecer os elementos envolvidos na situação de produção (sobre o que se fala, quem fala, para quem se fala, por que se fala, onde e quando se fala e como se fala). ( ) A organização das ideias no texto e a estrutura que este adquire estão sempre subordinadas a situações específicas de comunicação. Por isso, os textos apresentam vocabulário e estrutura linguística únicos para cada situação de produção discursiva. A seguir, assinale a sequência correta: a. 2, 4, 3, 1. b. 3, 4, 1, 2. c. 3, 1, 2, 4. d. 4, 1, 2, 3. e. 1, 2, 3, 4. 0,2 pontos

Respostas

respondido por: elamambretti
2

Ao escrever é necessário que o autor planeje a maneira de dizer o que pretende, utilizando, para isso, algumas estratégias de escrita que facilitam a organização das ideias no texto.

( 3 ) O autor deve imaginar quem serão seus leitores – e quais serão seus conhecimentos prévios – e proceder à organização das ideias no texto de maneira a permitir seu entendimento, equilibrando as informações.

( 4 ) Um texto jamais será preciso, isento de problemas organizacionais ou de imprecisão argumentativa em uma primeira versão. Por isso, é obrigação do autor rever, reescrever, corrigir e avaliar sua própria escrita.

( 1 ) O texto é produto de uma situação comunicativa única. O autor precisa conhecer os elementos envolvidos na situação de produção (sobre o que se fala, quem fala, para quem se fala, por que se fala, onde e quando se fala e como se fala).

( 2 ) A organização das ideias no texto e a estrutura que este adquire estão sempre subordinadas a situações específicas de comunicação. Por isso, os textos apresentam vocabulário e estrutura linguística únicos para cada situação de produção discursiva

A sequência correta é b. 3, 4, 1, 2.

Perguntas similares