“A coerência de um hábito cultural somente pode ser analisada a partir do sistema a que pertence”. A frase, extraída de Cultura: um conceito antropológico, de Roque de Barros Laraia, é uma das principais regras da antropologia e tem a seguinte consequência teórica e prática:
Escolha uma:
a. Ao segui-la como princípio não se pode tomar as sociedades como primitivas ou evoluídas, pois todas seriam completas a sua maneira. Considerá-las “primitivas ou evoluídas” seria adotar um ponto de vista linear, evolucionista.
b. Tal afirmação implica uma boa dose de preconceito, não servindo a nossas discussões acadêmicas.
c. Todo hábito cultural deve ser visto como uma expressão da globalização econômica que define os costumes, e, portanto, torna-se propulsora das grandes transformações culturais, apagando os traços próprios de cada povo.
d. A frase dá margem a muitos preconceitos e é utilizada para condenar pessoas inocentes apenas por integrarem determinadas comunidades culturais.
e. Lévi-Strauss, grande antropólogo e responsável pelo combate a essa visão estrutural, afirmava que os traços culturais das sociedades devem ser analisados com base numa referência única e seriamente constituída
Respostas
respondido por:
94
Letra A.
O antropólogo acima procura destacar a importãncia de valorizar e reconhecer as diferentes culturas, para que seja possível o entendimento de que diferentes sociedades apresentam diferentes visões de mundo, no que tange os valores morais e éticos.
Dessa forma, prima pelo respeito a diversidade cultural, para que seja possível o convívio harmonioso entre diferentes culturas, em um mundo cada vez mais globalizado.
respondido por:
60
Resposta:
Ao segui-la como princípio não se pode tomar as sociedades como primitivas ou evoluídas, pois todas seriam completas a sua maneira. Considerá-las “primitivas ou evoluídas” seria adotar um ponto de vista linear, evolucionista.
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás