• Matéria: Ed. Física
  • Autor: pedro389almeida
  • Perguntado 7 anos atrás

Um leitor competente reconhece a incompletude do discurso, leva em consideração pressupostos e subentendidos, o contexto situacional e histórico, a intertextualidade, explicita os processos de significação do texto, os mecanismos de produção de sentido; enfim, reconhece a formação discursiva (o que é possível dizer) e a formação ideológica. Por isso, tal tipo de leitor é crítico e não mero reprodutor daquilo que o autor disse (leitura parafrástica); ele confronta as informações do texto com a realidade, constrói a leitura, porque sabe que a linguagem é lugar de confronto ideológico. MEDEIROS, João Bosco. Prática de leitura. In: MEDEIROS, João Bosco Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 12. ed. São Paulo: Atlas, 2014. p. 68 Considerando os estudos sobre Estratégias de Leitura, avalie as afirmações: I) Textos diferentes exigem diferentes estratégias de leitura. II) Um leitor competente tem familiaridade com diferentes tipos de texto. III) Leitor crítico confronta as informações do texto com a realidade, constrói a leitura. IV) A leitura é caracterizada como um discurso que exige interação. V) A leitura é produzida na interação autor-leitor. É correto o que se afirma em Escolha uma: II, III e IV, apenas. I, II, III, IV e V. II e III, apenas. IV e V, apenas. I e II, apenas.

Respostas

respondido por: thaissacordeiro
23

B. I, II, III, IV e V.

A leitura é fundamental para a sociedade, pois com a mesma é possível aumentar o vocabulário do indivíduo, bem como construir um pensamento crítico sobre o mundo ao seu redor.

A leitura precisa de estratégias para que assim o leitor consiga extrair todas as informações possíveis de um texto. Deve-se trabalhar com a seleção, antecipação, inferência e verificação.

Faz-se necessário utilizar as regras gramaticais, além de ter coerência e coesão textual e demais elementos.

Abraços!

Perguntas similares