Tadeu, um profissional de Enfermagem recém-formado contratado pelo Hospital Bom Samaritano, em sua primeira semana de trabalho acabou por compartilhar a foto do prontuário médico de um paciente famoso em suas redes sociais, como forma de demonstrar aos mais próximos a importância de seu paciente. Ao ser indagado pelo seu supervisor, e sob ameaça de ser denunciado para o Conselho dos Profissionais de Enfermagem , Tadeu afirma que a instituição a qual ele concluiu sua formação não forneceu a disciplina de Ética Profissional e nunca ouviu falar sobre a necessidade de resguardar o sigilo profissional e as informações privativas de seu paciente.
Desta forma, considerando a leitura do Código de Ética Profissional, a justificativa de Tadeu pode ser acatada pelo supervisor? MARQUE A AFIRMATIVA QUE JUSTIFICA CORRETAMENTE A POSTURA ADEQUADA A SITUAÇÃO DESCRITA CONFORME O CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM NO CAPITULO SOBRE Deveres PROFISSIONAIS.
Sua resposta
A - O artigo 43 que trata sobre o sigilo profissional não proíbe a divulgação do quadro clínico do paciente em redes sociais, apenas retrata uma necessidade de resguardar a privacidade em ambiente hospitalar. Portanto, a justificativa de Tadeu é aceitável.
B - O artigo 26 discorre sobre a necessidade de conhecer, cumprir e fazer cumprir o código de ética profissional de Enfermagem e demais legislações do COFEN/COREN, sendo assim, Tadeu não pode alegar desconhecimento dos preceitos do código, ainda que seja verdade que não o tenha visto em sala de aula.
Respostas
respondido por:
1
Em minha opinião a resposta é A
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás