No ciclo da marcha normal, conforme ilustrado acima,
a. O grupo exo-extensor de joelho atua em sinergismo de co-contração durante toda a fase de balanço para evitar uma extensão abrupta do joelho causada pela inércia.
b. Os músculos adutores do quadril apresentam um pico de atividade de contração durante a fase final de balanço, alinhando a projeção do segmento.
c. Os músculos eretores espinhais apresentam pico de atividade de contração durante toda a fase de balanço, mantendo o controle pélvico e suas oscilações nas diversas fases da marcha.
d. O músculo glúteo máximo exerce importante papel na fase de impulsão da marcha
devido à sua função extensora de quadril e de alinhamento coxofemoral.
e. O pico de contração do glúteo médio, que está em sincronia com os músculos vasto medial, vasto intermédio, vasto lateral e glúteo máximo, impede o abaixamento da pelve oposta. RESPOSTA CORRETA
Respostas
Alternativa B
o pico de contração do glúteo médio, que está em sincronia com os músculos vasto medial,vasto intermédio,vasto lateral e glúteo máximo, impede o abaixamento da pelve oposta.
e. O pico de contração do glúteo médio, que está em sincronia com os músculos vasto medial, vasto intermédio, vasto lateral e glúteo máximo, impede o abaixamento da pelve oposta.
O ciclo da marcha normal caracteriza-se por apresentar sincronia do pico de contração do glúteo médio com os músculos vasto medial, vasto intermédio, vasto lateral e glúteo máximo, que resultam no impedimento do abaixamento da pelve oposta.
O ciclo da marcha divide-se em duas fases, são elas fase de apoio e fase de balanço ou oscilação com o solo e possibilita a sustentação do peso. A segunda fase corresponde a 60% do ciclo da marcha.
Bons estudos!