Respostas
Resposta:
A temporada 2011-12 da Bundelisga austríaca terá início nos dias 16 e 17 de julho sob a preocupação com a violência que vem ganhando espaço nos estádios do país e é causada principalmente por hooligans adeptos da extrema direita e do neonazismo.
O estopim da crise foi a invasão de campo por cerca de 200 torcedores do Rapid Viena, no dia 22 de maio, quando o time perdia em casa, no estádio Gerhard-Hanappi, o dérbi de número 297 da história contra o Áustria Viena. Quando o adversário marcou o segundo gol, aos 26 minutos da primeira etapa, os hooligans entraram no gramado, ameaçando partir para cima dos seus próprios jogadores, arremessando sinalizadores contra a torcida adversária e provocando uma arruaça geral.
A partida foi imediatamente paralisada e todos os atletas e membros da arbitragem foram para os vestiários. A polícia entrou em ação e deu exemplo ao mundo de como se portar em casos assim. Os policiais formaram uma fileira próxima á linha da grande área do lado oposto a onde houve a invasão e foram, aos poucos, “varrendo” o gramado e tirando os baderneiros. Dois policiais ficaram feridos na ação. (veja o vídeo da invasão e do trabalho da polícia)