Respostas
A Europa havia saído da Bella Epoque (foi o que estudamos no imperialismo), ela estava economicamente ótima por conta da revolução industrial e a primeira guerra veio pra destruir tudo isso basicamente.
A guerra começou quando Francisco Ferdinando foi assassinado por um grupo de Sérvios, e por esse motivo o Império Austro-Hungaro declaro guerra a Sérvia.
Então começa a se formar a política de alianças, ou seja, os países fazendo aliança para entrar na guerra. Primeiramente forma-se a tríplice aliança que é formado pela Alemanha, Império Austro-Hungaro e a Itália, segundamente temos a tríplice entente formada basicamente por países que tem treta com a Alemanha rs, que é: Inglaterra, França e Rússia.
A primeira "fase" da guerra foi a guerra de movimento, ou seja, os países tentavam conquistar território e a segunda "fase" ficou conhecida como guerra de trincheiras que eram buracos cavados no chão para que os soldados pudessem se "esconder" durante a batalha, porque no início da guerra não usaram tanta tecnologia como os aviões e os tanques de guerra, então eles ficavam em trincheiras durante meses vivendo na lama, frio com ratos e até mesmo corpos de seus colegas soldados. Alguns morriam até mesmo com as doenças transmitidas pelos ratos e pelos corpos que ficavam ali se deteriorando.
Em 1915 a Itália que fazia parte da tríplice aliança mudou-se para tríplice entente, porque a tríplice aliança não oferecia nada pra ela quando a guerra acabasse, ela só estava ali por afinidade com a Alemanha, principalmente. A tríplice entente ofereceu pra Itália terras quando acabasse a guerra.
Em 1917 a Rússia abandona a primeira guerra, porque ela estava passando por um problema interino que era a Revolução Russa, então ela faz um acordo de paz com a Alemanha e sai da guerra.
No final do ano de 1917, consequentemente no final da guerra os EUA entra na guerra pra ajudar a tríplice entente.
Os EUA torna-se a maior potência mundial por conta do financiamento da primeira guerra e a guerra chega ao fim com a derrota da Alemanha e o Império Austro-Hungaro, ou seja a tríplice entente vence a Primeira Guerra Mundial.
Por fim fizeram o tratado de Versalhes e a Liga das nações que era um acordo de paz entre os países mas não adiantou nada, porque vinte anos depois teve a segunda guerra mundial.
Resposta:
A primeira Guerra, tecnicamente, foi uma briga de interesses. Os países Europeus estavam vivendo a Belle Epoqué (Bela Epóca), porém com grandes tensões entre si.Porque tanta tensão?Bem, alguns países haviam a pouco tempo se tornado grandes potências, o que foi o caso da Alemanha, a mesma se tornou uma grande potência pois aplicou o Pan-Germanismo, juntando-se aos seus países vizinhos e unindo forças tornando-se um grande e único país.
As antigas potências, França e Inglaterra, haviam pego as melhores terras na África e Oriente, deixando as terras menos produtivas para os países que haviam acabado de se tornar potências.Durante esse meio tempo, mesmo sem uma declaração oficial de guerra, os países Europeus começaram a se armar, já que, como eu disse, a Europa estava vivendo um grande momento de tensão.Até mesmo uma respiração "errada" por parte de qualquer país poderia ser entendida como uma declaração de guerra.
Enfim, a guerra realmente começou, oficialmente, quando o herdeiro do Império Austro-Hungáro, Francisco Ferdinando, e sua esposa foram assassinados em uma visita que foram fazer na Sérvia.A Alemanha declarou guerra à Sérvia e bem...Acho que o resto você já sabe.Espero ter ajudado.