Respostas
desperdício de água
É fato que não há como evitar que as indústrias consumam um volume elevado de água na fabricação de seus produtos, entretanto existem maneiras de limitar o uso apenas ao que é realmente necessário. Isso pode ser feito por meio da eliminação de desperdícios e reutilização da água.
Um dos grandes causadores de desperdício de água em indústrias são os vazamentos em tubulações, reservatórios e até mesmo em algumas máquinas. Alguns desses vazamentos são relativamente fáceis de serem identificados, por estarem em áreas visíveis, porém em muitos casos os vazamentos ficam em locais fechados, sendo necessário remover maquinários e, às vezes quebrar paredes para encontrar o ponto a ser reparado.
Esse é um dos motivos pelos quais muitos proprietários de indústrias postergam a iniciativa de reduzir o desperdício. Entretanto, há uma maneira simples de resolver esse tipo de problema, que é através de um geofone eletrônico. Trata-se de um equipamento importado da Alemanha, país referência em economia de água, conhecido popularmente como “caça vazamentos”, que consegue identificar vazamentos em até 50 metros de encanamento, sem precisar quebrar a superfície.
Outra forma de reduzir o desperdício na indústria é instalando economizadores nas saídas de água. Com a instalação de vaporizadores nas torneiras e substituição de descargas de fluxo contínuo pelas que têm caixa acoplada com dois níveis de volume, há uma diminuição significativa do gasto de água sem interferir na rotina das pessoas.
Reutilizar água também é uma boa alternativa, que tem sido adotada por algumas empresas conscientes. Após tratada, a água pode ser utilizada para lavar máquinas, resfriar peças, em descargas etc.
Causas de Desperdícios de Energia na Indústria
A maior parte das despesas de uma indústria é com energia elétrica, pois o maquinário depende da energia para funcionar. E como o uso das máquinas é contínuo, parece impossível reduzir o consumo!
Contudo, muitas máquinas consomem energia além do necessário por problemas técnicos. Quanto mais antigo o maquinário, maior a probabilidade de consumir energia em demasia. Por isso a importância dessas máquinas passarem por manutenção frequentemente e também por uma avaliação técnica para verificar se há possibilidade de fazer algum ajuste para diminuir o seu consumo de energia.
A iluminação da fábrica, em muitos casos, também é responsável pelos gastos excessivos de energia. As lâmpadas de mercúrio ou mistas, que ainda são bastante utilizadas, consomem muito mais energia do que as de LED, por exemplo. Portanto, uma forma bastante eficaz que contribui para a economia de energia na indústria é através da substituição das lâmpadas convencionais pelas de LED, que, inclusive, iluminam melhor o ambiente.
Revisar a parte elétrica da indústria para corrigir problemas de qualidade e de distorção harmônica é uma outra forma de reduzir os desperdícios, além de evitar a queima de equipamentos, especialmente quando há quedas do fornecimento pela Eletropaulo.
Também é importante fazer uma averiguação da cobrança das contas anteriores em paralelo com uma análise energética da indústria, pois às vezes acontece de a fábrica ser avaliada de maneira errônea e, assim, serem cobrados valores mais altos do que os realmente consumidos.