• Matéria: História
  • Autor: giselecante98
  • Perguntado 7 anos atrás



Há muito a formação do povo brasileiro vem sendo estudada por antropólogos, historiadores e sociólogos. Todavia, recentemente geneticistas da Universidade Federal de Minas Gerais apresentaram novos dados científicos sobre as origens dos brancos brasileiros: “A formação da população brasileira tem provocado debates. Embora todos concordem que somos o produto de um complexo processo de miscigenação entre ameríndios, europeus e africanos, as opiniões divergem sobre os detalhes e o resultado desse processo. Afinal, quanto há de ameríndio, europeu e africano em cada um de nós? Nosso estudo genético com DNA de brasileiros brancos revela que a esmagadora maioria das linhagens paternas da população branca do país veio da Europa, mas que, surpreendentemente, 60% das linhagens maternas são ameríndias ou africanas” (PENA, Sérgio D. J. et al. Retrato molecular do Brasil. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, 2000, v. 27, n. 159, p.16-25, p. 16).

Em relação ao texto, pode-se afirmar:

I – O povo brasileiro se constitui como uma democracia racial, em pleno convívio harmonioso expressando poucos conflitos.

II – Não há preconceito racial no Brasil.

III – O texto reforça a ideia de miscigenação entre colonizadores e mulheres índias e africanas.

IV – 60% dos brasileiros descendem de africanos ou índios.

Está correto o que se afirma em:


III


III e IV


II e III


II


I

Respostas

respondido por: michelestudy42
1

lll e lV, pois o texto reforça a ideia de miscigenação e afirma que 60% dos brasileiros são descendentes de africanos ou índios!

Espero ter ajudado!

Perguntas similares