Respostas
A Europa ocidental sofreu grandes transformações econômicas e sociais entre os séculos 11 e 14. Pouco a pouco, desmoronou o sistema feudal, e a principal causa foi Renascimento Comercial, peste negra e a Revolução Burguesa.
O sistema feudal entrou em crise a partir do século XII, a chamada Baixa Idade Média, através de uma série de mudanças políticas, sociais e econômicas. Aos poucos, o renascimento comercial, por exemplo, fez com que o feudalismo fosse enfraquecendo para dar lugar ao capitalismo.
O desenvolvimento do comércio e das cidades promoveram a ampliação das fontes de renda. Sendo assim, as relações passaram a se basear no trabalho livre assalariado que compuseram uma nova classe social – a burguesia.
As mudanças econômicas trouxeram, consigo, o aumento da população que exigia maior produção e desenvolvimento de técnicas agrícolas. Para seguir com a concentração de poder em suas mãos, os senhores comercializavam o excedente produzido no feudo.
Isso era obtido por meio da exploração dos servos que, obviamente, explodiram em fugas e revoltas camponesas. O esvaziamento dos feudos fez com que suseranos arrendassem suas terras ou substituíssem os vassalos por assalariados. A partir daí, a mudança para o capitalismo foi ocorrendo de forma gradual.