Respostas
Do ponto de vista Católico, era totalmente apoiado pela Igreja (Teoria do Direito Divino, de Jacques Bossuet, onde os Príncipe e Rei eram representantes de Deus na terra). Mas, à partir do século XVIII, uma corrente de pensadores quebra com essa ideia de apoio ao absolutismo. Essa nova corrente ideológica é chamada de Iluminismo. Os principais são Voltaire, Montesquieu e Rousseau.
Rousseau ia contra as desigualdades sociais (que acreditava ocorrerem graças a civilização), e, por isto, ia contra a estratificação social absolutista.
Montesquieu defendia a divisão do poder em três esferas governamentais: Executivo, Legislativo e Judiciário. O Estado deveria ter estaz três esferas independentes entre si. (Um exemplo de como o absolutismo ia contra essa ideia é a frase de Luís XIV, O Belo: "O Estado sou eu.")
Já Voltaire era mais à favor de um semi-absolutismo, chamado de Despotismo Esclarecido, onde haveria uma divisão poderial (o poder não ficaria só nas mãos do rei), mas o rei constituiria-se como real líder do governo e superior aos demais poderes. (Um exemplo prático é nosso primeiro Império, onde se tinha os três poderes mas Dom Pedro I reservou o poder moderador à ele somente, pois assim poderia moderar sobre as decisões dos demais poderes. Esse poder moderador foi enfraquecido no segundo Império.)