Respostas
Em se tratando de desigualdade, já podemos partir para o lado na qual existem pessoas mais privilegiadas que outras.
- Desigualdade financeira
No nosso país, 1% dos mais ricos ganham mais que os 99% dos mais pobres. Essa descentralização de renda é notada quando há pessoas sem teto enquanto há outras vivem em mansões de luxo; há pessoas estudando nas melhores instituições de ensino enquanto há outras que não conseguem ingressar numa universidade pela carência de ensino; menos de 30% dos trabalhadores brasileiros ganham 1 salário mínimo mensal.
- Desigualdade étnica
Em um país com uma miscigenação e contraste racial tão profundo, classes compostas por eurodescendentes "caucasianos" vivem melhor e são bem melhor tratados que amerindios (indígenas) e afrodescendentes. Nisso se reflete nas menores oportunidades, maiores taxas de homicídio nessa população.
- Desigualdade de gênero
Em um país com raizes patriarcais, é muito comum que os indivíduos do sexo masculino se sintam superiores perante às mulheres. No mercado de trabalho, os homens ganham, em média, 30% a mais de média salarial do que as mulheres. Também é muito comum que em cargos mais altos em uma empresa, a participação feminina é quase que insignificante, tanto por um esteriótipos utrapassado quanto por preconceito (o tal do machismo).
- Desigualdade sexual
Os LGBT+'s muitas vezes sofrem perseguições e são mal vistos pela sociedade majoritariamente hétera, tendo assim um tratamento inferior, além da perda de oportunidades por causa da orientação sexual.
Espero ter ajudado, bons estudos!!!