Respostas
Stalinismo foi um regime totalitário de governo liderado por Josef Stálin, líder da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), entre 1924 e 1953.
Stálin, que era secretário-geral do Partido Comunista, assume o controle e poder da União Soviética após a morte de Vladmir Lênin, ex-líder do país, e da derrota de seu oponente político Leon Trótski, que foi exilado da URSS.
O Stalinismo era baseado na doutrina do “socialismo em um único país”. Entre os principais objetivos de Stálin, estava o desenvolvimento do poder industrial da União Soviética, transformando-a numa potência imperialista militar, capaz de fazer frente aos Estados Unidos.
Durante o regime stalinista, milhões de pessoas foram presas, exiladas e mortas, como parte do plano político de Stálin.
Os ideais socialistas, inicialmente defendidos por Stálin, foram se perdendo conforme o governo centralizava em suas mãos todos os poderes.
Stálin era extremamente rígido contra qualquer tipo de pensamento contrário as suas ideologias. Este posicionamento fez com que o aspecto ditatorial se fixasse no regime stalinista, contrastando-se com as ideias libertárias e igualitárias que defendia o socialismo.
Por regra, o termo stalinismo era utilizado pelos opositores ao regime de Stálin. Os que apoiavam o ditador diziam-se seguir a doutrina do marxismo-leninismo.
Stálin era visto, por muitos soviéticos, como um “deus”, isto porque havia um grande culto a personalidade do ditador durante o Stalinismo, fruto de uma intensa propaganda estatal e nacionalista.
Características do Stalinismo
O Stalinismo ficou marcado por várias características particulares, que marcaram este período comandado por um dos mais severos ditadores do século XX.
Ditadura comandada por um partido político único;
Perseguição religiosa;
Obrigatoriedade do “ateísmo marxista-leninista”;
Repressão a opositores ideológicos e políticos;
Culto e adoração a figura de Josef Stálin;
Grande censura dos meios de comunicação;
Coletivização obrigatória das produções agrícolas e industriais;
Militarização da sociedade;
Eliminação de qualquer forma de oposição do stalinismo;
Eliminação da NEP (Nova Política Econômica);
Criação de planos quinquenais (metas para a economia russa para os próximos cinco anos seguintes);