qual a diferença entre o discurso do mito para o discurso filosófico que surge com os Pré-socraticos?
Respostas
Resposta:
o mito se baseia em explicações tradicionais e fantasiosas passadas por gerações , já o discurso filosófico parte de uma logica e da analise racional da realidade
Explicação:
Antes dos filósofos, os fenômenos eram explicados por meio dos mitos. Assim, por exemplo, para explicar os relâmpagos, dizia-se que estes eram arremessados pelo deus Zeus, do alto do Monte Olimpo.

Templo de Hephaestus, Atenas, Grécia
O nascimento da Filosofia foi um marco na história de uma série de pensadores brilhantes que influenciaram e continuam a influenciar o mundo. A Filosofia impulsiona a razão, a lógica, a investigação científica, a matemática, a teologia e a política, entre outras áreas.
Nas suas origens, não havia uma clara distinção a Filosofia e a Ciência. No período da Grécia arcaica, a principal preocupação dos filósofos era a de encontrar o elemento primário da vida, a partir do qual o mundo e o homem teriam surgido.
Ao contrário da maioria dos outros povos da Antiguidade, que se limitavam a buscar compreender o mundo por meio de mitos e deuses, os gregos, com seu espírito especulativo e crítico, objetivavam explicar, de maneira racional, a natureza e o homem.
Os gregos substituíram o mito pela cosmologia filosófica. A cosmologia filosóficabusca respostas para a estrutura, a origem e a composição do mundo. Na formação da Filosofia grega, predominavam as questões cosmológicas