• Matéria: Pedagogia
  • Autor: irenemartins
  • Perguntado 7 anos atrás

1)
Para Goodson (1997, p. 10), o currículo não é estático, atemporal e neutro, logo, estudar sobre ele "não é [para] descrever como se estruturava o conhecimento escolar no passado, mas, antes, compreender como é que uma determinada construção social foi trazida até o presente influenciando as nossas práticas e concepções do ensino".

Para isso, se faz necessário também conhecer as características das teorias curriculares. São elas:

1: Teorias não críticas ou teorias tradicionais: elas levam em consideração a identidade, alteridade, diferença, subjetividade, multiculturalismo e o sujeito.

2: Teorias críticas: Compreendem o currículo como neutro, científico e objetivo.

3: Teorias pós-críticas: Tiveram como escopo subverter a ordem e a lógica da organização curricular proposta pela vertente tradicional.

Analise as definições apresentadas e indique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma delas.

Alternativas:

a)
V – V – F

b)
F – V – V

c)
F – F – F

d)
V – F – V

e)
V – V - V

2)
O currículo não é uma mera seleção de conhecimentos ou conteúdos que deverão ser ensinados. Enquanto dimensão da cultura, o currículo exige reflexão e planejamento sobre: a quem ensinar, o que ensinar, como ensinar e como avaliar, demandando a atenção do professor para tais aspectos.

Sobre a sua construção, assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)
É sempre criado de maneira linear e consensual, sem momentos de contradições.

b)
Está sempre em movimento, porque é elaborado para atender a um determinado momento da humanidade.

c)
Não contempla valores culturais e nem diferentes vertentes ideológicas, porque se consolida da mesma forma nas diferentes comunidades.

d)
A seleção dos saberes acontece para que, na sociedade se tenha igualdade entre as pessoas.

e)
Ele se efetiva sempre para a emancipação e criticidade do educando, para que faça intervenções na realidade.

3)
Leia a afirmativa de Sacristán (1999, p. 205) e assinale a alternativa cujas palavras darão sentido ao texto, conforme consta na webaula:

"o protótipo de currículo da modernidade pedagógica tem suas raízes na concepção de _________ ateniense que era elitista, porque a formação era para a classe ____________. Depois incorporou o legado do humanismo renascentista, igualmente minoritário, destruído mais tarde pela orientação realista, própria do desenvolvimento da ciência moderna, iniciada nos séculos XVII e XVIII. [...] Com os ideais da Revolução Francesa e, mais tarde, com os movimentos revolucionários dos séculos XIX e XX, há uma incorporação das dimensões moral e ____________, segundo as quais a educação redime os homens, cultiva-os para o sucesso de uma nova sociedade e forma-os como ______________; por isso, deve estar à disposição de todos e tornar-se universal".

Alternativas:

a)
Paideia – dominante – democrática – cidadãos

b)
Humanidades – popular – autocrática – súditos

c)
Paideia – popular – autocrática – cidadãos

d)
Humanidade – dominante – autocrática – guerreiros

e)
Paideia – operária – democrática - guerreiros

Respostas

respondido por: elamambretti
8

1) Para Goodson (1997, p. 10), o currículo não é estático, atemporal e neutro,...  as características das teorias curriculares:

1. falso. Teorias não-críticas ou tradicionais tinham enfoque tecnicista e era entendido como um  conjunto de disciplinas. Privilegiava o planejamento centrado nos objetivos,  nas metas estratégias e na avaliação.

2. Falso. Nas teorias críticas a concepção dos currículos sofrem influência de ideologias, como reprodução cultural e social para permanência no poder  de uma classe social  definida pelo capitalismo, nas suas relações sociais de produção. Evidenciam a conscientização para emancipação e libertação de um currículo oculto favorecendo a resistência.

3. Falso. As teorias pós-críticas, evidenciam a identidade, a alteridade, a diferença, a subjetividade  de significação e discurso  entre o saber e o poder, como forma de representação  e formação cultural. Estão presentes o gênero, a raça, a etnia, a sexualidade  e o multiculturalismo.

Alternativa correta: c)  F – F – F.

2) Sobre a sua construção do currículo:

e)  Ele se efetiva sempre para a emancipação e criticidade do educando, para que faça intervenções na realidade.

O currículo é colocado como elemento central do processo educativo, sendo o espaço  escolar uma referência.  O currículo é o lugar onde se cruza a reflexão sobre a prática. A  teoria educacional é o processo de ação-reflexão-ação o campo onde se desenvolve o  crescimento, a criticidade o trabalho coletivo e a própria identidade do professor.

3) Alternativa: a)  Paideia – dominante – democrática – cidadãos

Bons estudos!

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