• Matéria: Filosofia
  • Autor: Fraga2020
  • Perguntado 7 anos atrás

Paulo Freire criticava a educação como prática de dominação por manter a ingenuidade dos alunos,

acomodando-os no mundo da opressão.

Assim é correto afirmar que Paulo Freire tratava a tendência pedagógica tradicional como:
A) Educação Bancária
B) Educação Formal
C) Educação Emancipatoria
D) Educação Informal
E) Educação Precária ​

Respostas

respondido por: inaeoliveiraduarte
40

Letra A).

Ele dizia em A Pedagogia do Oprimido que na educação tradicional o professor é visto como o único detentor do conhecimento, não considerando os conhecimentos dos educandos e sua capacidade de diálogo. Assim, o conhecimento é "depositado" nos estudantes, daí o termo educação bancária.

respondido por: AnthonioJorge
0

Na visão de Paulo Freire, o aluno, na educação tradicional, é como um banco, no qual se deposita o conhecimento. Logo, a alternativa A está correta.

Como típico marxista, Paulo Freire herda a noção intelectual que enxerga o mundo como uma luta entre classes, opressores e oprimidos. Foi neste sentido que ele criou seu método de alfabetização na época do governo João Goulart em um cenário onde adultos analfabetos foram educados.

Para Paulo Freire, as relações de políticas de poder e cidadania sempre estão presentes no processo de alfabetização, devendo a palavra, neste processo, ser contextualizada conforme o cenário em que se encontram alfabetizador e alfabetizado.  

A palavra, assim, deve ser ensinada tendo uma relação com um sentido existencial da vida do aluno: a palavra tijolo, para Paulo Freire, vinha com uma gama de significações dependendo do modo como o aluno existia: um construtor trata o tijolo de um modo distinto de um pedreiro.

Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/25024864

Anexos:
Perguntas similares