A seguir são apresentados diversos compostos.
Por que o composto 4 apresenta maior ponto de ebulição que o composto 2?
Respostas
Apesar dos compostos 2 e 4 serem isômeros (possuem a mesma fórmula molecular), os pontos de ebulição deles são diferentes (afinal, são compostos diferentes). O que explica um maior ponto de ebulição do COMPOSTO 2 (etoxietano), em relação ao COMPOSTO 1 (butan-1-ol) é a POLARIDADE.
O etoxietano é APOLAR. (os vetores de momento dipolar se anulam no Oxigênio)
Já o butan-1-ol é POLAR. (os vetores de momento dipolar não se anulam no Oxigênio)
As moléculas das substâncias POLARES do butan-1-ol interagem entre si através de DIPOLO PERMANENTE. Já as moléculas de etoxietano apolares, através de DIPOLO INDUZIDO. Como a interação DIPOLO PERMANENTE é mais "forte" que a DIPOLO INDUZIDO, a substância 4 possui um MAIOR PONTO DE EBULIÇÃO.
Sequência de forças intermoleculares (ordem decrescente):
íon - dipolo > ligação de hidrogênio > dipolo permanente > dipolo induzido
O tipo de interação intermolecular.
A substância 2 possui um átomo de oxigênio entre carbonos, sendo um éter, como o oxigênio é bastante eletronegativo ele forma pólos, fazendo com que a interação intermolecular seja do tipo dipolo-dipolo.
Entretanto, na substância 4 o Oxigênio encontra-se ligado a um hidrogênio, sendo essa uma condição especial que permite as interações intermoleculares do tipo Ligação de Hidrogênio (antigamente chamada de Ponte de Hidrogênio) que são mais fortes que as ligações do tipo dipolo-dipolo. Sendo assim, será preciso mais energia para separar as moléculas da substância 4 do que as moléculas da substâncias 2, visto que a força da ligação de hidrogênio é mais forte que a do tipo dipolo-dipolo.