• Matéria: História
  • Autor: asoalana
  • Perguntado 7 anos atrás

como foi a participação negra na revolta do vintém?​

Respostas

respondido por: evyT
1

A monarquia já demostrava fraquezas em seu sistema escravista, cujos ideais abolicionistas aumentavam cada vez mais, o que denotava o desconforto de grande parte da população e a ansiedade de vislumbrar uma sociedade mais igualitária.

Mais uma revolta no governo de Dom Pedro II despontava, revelando a necessidade de reformas sociais, políticas e econômicas e a crise da monarquia, a qual seria substituída pelo regime republicano, em 1889 com a Proclamação da República.

A partir disso, com a proposta do Ministro da Fazenda, Afonso Celso de Assis Figueiredo (1836-1912), o Visconde do Ouro Preto, de aumentar 10% o valor do bilhete dos bondes (na época o mais importante meio de transporte da população), a insatisfação popular foi revelada de forma que cerca de 5 mil pessoas (na época a capital contava com aproximadamente 1 milhão de habitantes), dia 28 de dezembro de 1879 vão às ruas, protestar contra o aumento das taxas dos usuários do transporte público.

Liderados pelo militante abolicionista e republicano Lopes Trovão (1848-1925), em frente ao Palácio Imperial, foi entregue a Dom Pedro II (1825-1891) uma petição feita pela população descontente com o intuito de fazê-lo revogar a medida imposta. Nesse primeiro momento, o contato foi pacífico, até o data em que a tarifa seria implementada efetivamente, que segundo o Projeto de Lei estaria previsto para dia 1° de janeiro de 1880.

Por conseguinte, quando as negociações feitas atingiram sua data limite, os manifestantes voltaram às ruas para reivindicar o acordo, e, em 4 de janeiro de 1880, se reuniram nos locais ideais: ponto final da maioria dos bondes, no Largo São Francisco, Avenida Visconde do Rio Branco e Rua Uruguaiana.

respondido por: dericknevi12372
0

Resposta:A Revolta do Vintém, ocorrida no Rio de Janeiro (na época capital do Império), em dezembro de 1879 e janeiro de 1880, durante o Segundo Reinado (1840-1889), representou uma rebelião popular contra o aumento das tarifas dos bondes (na época eram puxados à força animal, normalmente mulas sobre trilhos), no valor de um vintém (equivalente a vinte réis), a menor moeda da época.

Explicação:

Perguntas similares