Em São Paulo existe uma feira chamada Feira Preta, da qual participam mais de 100 empreendedores. Temos lá, dentre outros, a escola de inglês Ebony English, o Coletivo Caçamba, Os Crespos, Cresposim, Pegada Preta, Baoobaa, O Menelick 2º Ato e Samba Rock na Veia. Mais exemplos? Os cosméticos para negros cresceram 26% no primeiro semestre do ano, enquanto os convencionais tiveram uma expansão entre 6% e 11%, no mesmo período.
Não importa se o chamado mercado negro é de negros ou mulatos. Definitivamente, o mulato, como falava Darcy Ribeiro, é quem reinará neste país chamado Brasil.
A partir do texto acima e do seu conhecimento sobre a influência de fatores sociais e culturais no comportamento do consumidor, marque a alternativa correta:
A
O trecho reflete o preconceito das empresas contra os consumidores de pele negra. Isso fica evidente ao chamar a feira destinada a esse público de “Feira Preta”, mostrando que as empresas não sabem atender corretamente os clientes de todos os grupos raciais.
B
A reportagem demonstra como fatores culturais impactam o consumo. Um grupo racial pode ser considerado um exemplo de subcultura, e entre elas, o grupo de consumidores negros tem suas preferências e necessidades próprias, que aos poucos estão sendo cada vez mais atendidas pelas empresas.
C
A reportagem exemplifica a influência de fatores culturais no consumo. Quando a empresa estratifica seus consumidores de acordo com a cor da pele, sabemos que ela pretende entender os fatores culturais que influenciam as decisões de compra tendo como base as classes sociais.
D
Como é possível observar na reportagem, as empresas estão se baseando na localização geográfica para desenvolver os seus produtos. Como a população de São Paulo é bastante heterogênea, não tem problema investir em produtos e serviços exclusivos para pessoas negras, já para outras regiões geográficas, como o sul do Brasil, produtos para consumidores negros não teriam tanta aceitação.
E
Pela reportagem é possível perceber que o mercado negro não é rentável para as empresas no Brasil. Os próprios consumidores negros buscam comprar produtos ligados a outros grupos raciais por uma questão de status, negando sua origem e se intitulando de mulatos.
Respostas
A alternativa B) é a correta.
O mercado sempre se adapta, se há alguém querendo comprar, vai ter alguém querendo vender, é a logica do mercado, exceto quando existe uma organização como o estado, que impede ou proíbe que determinadas empresas funcionem.
O mercado voltado para as populações negras e mulatas está crescendo, pois a demanda está crescendo, e cada pessoa é uma pessoa, e todos continuam sendo pessoas da mesma forma, não há preconceito em falar "feira negra".
Espero ter ajudado!
A letra B é a correta:
A reportagem demonstra como fatores culturais impactam o consumo. Um grupo racial pode ser considerado um exemplo de subcultura, e entre elas, o grupo de consumidores negros tem suas preferências e necessidades próprias, que aos poucos estão sendo cada vez mais atendidas pelas empresas.