• Matéria: Biologia
  • Autor: kamillycoral1977
  • Perguntado 7 anos atrás

durante o desenvolvimento embrionário o período de organogênese é particularmente vulnerável a ação de determinados fatores , como enferiores ( toxoplasmose e rubéola , por exemplo ) , drogas ( como a talidomida) e deficiências alimentares maternas . justifique esse vulnerabilidade

Respostas

respondido por: Flavita12
481

Resposta:

Explicação:

Ele é muito frágil e não tem anticorpos formados ou suficientes para combater os efeitos de drogas e/ou ações externas

respondido por: nayanialvesr
6

Durante o período de organogênese, no desenvolvimento embrionário, o embrião ainda está em formação, ou seja, seus folhetos embrionários e futuros órgãos estão se constituindo. Assim, ele necessita dos nutrientes adequados, como sais minerais e vitaminas que são fundamentais para o desenvolvimento das estruturas do corpo. Por exemplo, a vitamina B12 (cobalamina) é necessária para a estruturação e fechamento do tubo neural.

Da mesma forma, a susceptibilidade a infecções como rubéola e toxoplasmose pode ser prejudicial nesse período, tendo em vista que os anticorpos e os próprios antígenos podem interferir no processo gerando malformações. As drogas, por sua vez, também podem perpassar pela placenta e atingir o embrião, sendo tóxicas para as estruturas ainda em formação. Por essa razão, período da organogênese, logo no início da gestação, constitui o momento mais crítico e vulnerável para o embrião/feto.

Outra questão sobre organogênese:

https://brainly.com.br/tarefa/11498933

Anexos:
Perguntas similares