Respostas
Os territórios do Sul do Brasil e da região do Rio da Prata era uma área em disputa entre Portugal e Espanha, devido a discordâncias quanto ao exato traçado do Meridiano de Tordesilhas.
O Rio da Prata foi descoberto pelo navegador português João de Lisboa, por volta de 1512. Os portugueses afirmavam que o Meridiano passava pelo Rio da Prata e os espanhóis insistiam que passava próximo a Cananéia. Essa foi uma das razões porque Martim Afonso de Sousa fundou sua Vila em São Vicente, em 1532, pois havia, na verdade, recebido orientações de Lisboa para colonizar a região do Rio da Prata. Contudo, ao chegar lá e conferir as coordenadas, Martim Afonso desistiu da empresa e retornou até o litoral do atual estado de São Paulo. Se ele tivesse seguido a orientação recebida em Portugal, a história da colonização portuguesa do Brasil teria sido bem diferente.
Em 1527, a expedição de Sebastião Caboto, a serviço da Espanha, construiu uma fortificação na região do Rio da Prata. Depois, a Espanha enviou a expedição de Pedro de Mendoza, que fundou Buenos Aires, em 1536, com o nome de Nuestra Señora Santa María del Buen Aire. O povoado foi atacado por índios e refundado em 1580...
..... espero ter ajudado!!!!!!!