Leia o poema a seguir.
O casaco
Um homem estava anoitecido
Se sentia por dentro um trapo social
Igual se, por fora, usasse por um casaco rasgado
E sujo.
Tentou sair da angústia
Isto ser:
Ele queria jogar o casaco rasgado e sujo no lixo.
Ele queria amanhecer.
A- Quais são as características da noite?
B- Essas características nos fazem lembrar de sentimentos positivos? Quais? E de sentimentos negativos? Quais?
C- Considerando o poema lido com um todo, quais tipo de sentimento você acha que mais combinam com ele: Os positivos ou os negativos?
D- Como seria, então, uma pessoa anoitecida, no contexto do poeta?
E- O que é um trapo? Que tipo de sentimento podemos relacionar a um trapo?
F-O eu lírico compara usar um casaco rasgado e sujo a quê?
G- Como são, em geral, os amanheceres?
H- Que tipo de sentimento podemos comparar ao amanhecer? Portando que sentido pode ter o verso " Ele queria amanhecer"?
I- As palavras anoitecer, trapo e amanhecer e a expressão casaco rasgado foram usadas como metáforas. Reescreva o poema substituindo as metáforas por palavras empregadas no sentido literal.
J- Qual texto ficou mais interessante?
Me ajudem por favor, é para amanhã!
Respostas
Olá! Bem... A noite é escura, silenciosa em alguns lugares, representando a invisibilidade do homem em vista da sociedade. A noite é iluminada apenas pela Lua e pelas estrelas, indicando, provavelmente que poucos reconhecem a existência do homem. Como foi analisado, essas características transmitem sentimentos negativos. Novamente, sentimentos negativos. Uma pessoa anoitecia seria uma pessoa solitária, não reconhecida pela sociedade, angustiada. Um trapo, é um resto de um tecido, então podemos relacionar com o fato de o homem ser solitário. O casaco sujo seria relacionado com a angústia.O amanhecer é como a pessoa se destacar entre os outros ao seu redor, ser reconhecido pela sociedade, mais diretamente, seria " brilhar " entre os outros ao seu redor. O ' amanhecer' pode ser comparado com a alegria, quando a pessoa se diverte, se liberta diante da sociedade. Na questão I, você pode reescrever o poema usando os sentimentos que eu citei, como angústia, alegria, o fato de o homem ser solitário também pode ser utilizado, boa sorte! E a J é uma questão pessoal, dependendo da forma que você fizer seu texto, então depende do seu critério.
Espero ter ajudado na sua dúvida!
A. A noite é silenciosa, escura e fria.
B. Podemos mencionar estes sentimentos positivos: calma, tranquilidade e aconchego. Podemos citar estes sentimentos negativos: tristeza, saudade e solidão.
C. Os sentimentos negativos são os que mais combinam.
D. Uma pessoa anoitecida seria triste, sozinha, próxima do fim.
E. Chamamos de trapo um tecido velho, um resto de pano que não nos serve mais. Sentimentos como inutilidade e abandono podem ser comparados a um trapo.
F. O eu lírico compara usar um casaco rasgado e sujo à sensação de ser um trapo para a sociedade.
G. De forma geral, os amanheceres são claros, coloridos e com cantos de pássaros.
H. O amanhecer pode ser comparado a sentimentos de felicidade. Assim, o verso pode indicar que o desejo do homem de ser feliz.
I. Possibilidade de reescrita: Um homem estava triste/Se sentia por dentro muito abandonado/Igual se, por fora, usasse roupas inadequadas/[...]
J. O texto com metáforas chama mais a atenção do leitor.
Sentido literal e sentido figurado
Chamamos de conotação o uso de palavras no sentido figurado. Por exemplo, no poema de Manoel de Barros, a noite se refere ao fim de algo, fazendo analogia com o fim de cada dia. Essa característica, de forma geral, imprime mais subjetividade e expressividade ao texto. O sentido conotativo costuma ser impregnado de figuras de linguagem.
Por outro lado, quando usamos o sentido denotativo, nos referimos ao sentido literal das palavras. O item I propõe uma atividade que objetiva deixar a linguagem mais literal, menos metafórica, isto é, mais denotativa.
Saiba mais sobre sentido literal e sentido figurado em: https://brainly.com.br/tarefa/39253590
Bons estudos!
#SPJ2