Respostas
Altamente modificada.
À começo de conversa, a sociedade indígena passou a sofrer de doenças que não possuiam tratamentos naturais (a gripe é um exemplo disso). Isso acarretou em centenas de mortes. Um exemplo disso são os ameríndios da América Espanhola, devastados pelas doenças trazidas da Europa.
Após isso, se tem a troca de culturas: itens e artigos europeus trocados com indígenas, através do escambo. Isso auxiliou à modificar a cultura indígena.
Os massacres e conflitos armados também modificaram eles, para que aceitassem agir como os europeus queriam: Incas, Astecas, Tupi-Guaranis. Conflitos com essas tribos fizeram estes acabarem se rendendo.
E por fim, a catequização foi o golpe fatal para separar o indígena de sua vida habitual e inserí-lo numa sociedade mais europeia. As encomiendas espanholas e as missões portuguesas são exemplos dessa catequização forçada.
Todavia, algumas tribos resistiram e resistem até hoje, com sua cultura tradicional ainda presente. Estas, ou não se renderam aos caprichos europeus; ou não foram dos interesses dos europeus; ou se reestruturaram após tentativas de subversão aos valores europeus.