Respostas
Resposta:
Explicação:ocê já deve ter se perguntado se a sua ideia de negócio é viável, certo? Logo em seguida, começam a surgir dezenas de dúvidas a respeito de quais cuidados você deve ter ao abrir uma empresa. Mas afinal, o que é preciso pensar na hora de planejar o seu negócio?
O Business Model Canvas, mais conhecido como Canvas, é uma ferramenta de planejamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes.
É um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos, são eles:
Proposta de valor: o que sua empresa vai oferecer para o mercado que realmente terá valor para os clientes;
Segmento de clientes: quais segmentos de clientes serão foco da sua empresa;
Os canais: como o cliente compra e recebe seu produto e serviço;
Relacionamento com clientes: como a sua empresa se relacionará com cada segmento de cliente;
Atividade-chave: quais são as atividades essenciais para que seja possível entregar a Proposta de Valor;
Recursos principais: são os recursos necessários para realizar as atividades-chave;
Parcerias principais: são as atividades-chave realizadas de maneira terceirizada e os recursos principais adquiridos fora da empresa;
Fontes de receita: são as formas de obter receita por meio de propostas de valor.
Estrutura de custos: São os custos relevantes necessários para que a estrutura proposta possa funcionar.
As ideias representadas nos nove blocos formam a conceitualização do seu negócio, ou seja, a forma como você irá operar e gerar valor ao mercado, definindo seus principais fluxos e processos, permitindo uma análise e visualização do seu modelo de atuação no mercado.
Resposta:
a) No caso do lava-rápido, é possível citar os benefícios da conveniência de poder lavar com qualidade rapidamente, de não sujar nem molhar sua casa. É a grande opção para quem mora em apartamento, além da melhor conservação do veículo, da valorização da imagem pessoal, ou de uma empresa, proporcionada pelo veículo limpo, etc.
Outro ponto seria a experiência que o consumidor tem ao ir lavar seu carro, por exemplo, se há uma sala de espera agradável (para homens e mulheres), se há oferta de água, café e snacks, se essa oferta é paga ou gratuita, ou ainda se há serviço de bar (e/ou manicure), que pode se tornar até outra fonte de receita. Outros benefícios poderiam ser: serviço de leva e traz, agendamento de horário, várias opções de forma de pagamento, plano de fidelidade com uma lavagem gratuita, etc.
Já em relação aos custos percebidos pelo consumidor, pode-se citar o mais óbvio, que seria o preço da lavagem, que deve ser compatível com a qualidade percebida e esperada por seu público-alvo. A localização do lava-rápido deve ser conveniente, pois, por melhor que seja o serviço e por mais atraente que seja o preço, ninguém se deslocará por grandes distâncias para comprar um serviço desses. Outro ponto seria o tempo total despendido para fazer uma lavagem, pois, se houver fila muito grande, não valerá a pena.
Para finalizar, diria que, mesmo percebendo que os benefícios compensam os custos, o consumidor poderia simplesmente optar por usar o método que já utilizava anteriormente (seja um concorrente, seja a lavagem manual em casa, seja simplesmente não lavar).
b) Um modelo de negócios é uma espécie de fórmula para pensar o funcionamento de um negócio antes mesmo de ele existir. Ele se concentra em como uma organização funciona, o que e como vende, quem compra e quanto dinheiro isso rende. Isso permite que um empreendedor possa corrigir falhas ou melhorar onde seja possível antes de investir tempo e dinheiro.
O modelo de negócios Canvas é uma metodologia moderna para construir esse modelo, com a vantagem de que é muito visual (daí o nome canvas, que em português significa quadro ou tela) e prático, permitindo que se construa e altere qualquer item facilmente.
Na prática, o Canvas funciona assim: em um quadro ou folha de papel grande, o esquema da empresa é desenhado com nove blocos, cobrindo as quatro áreas mais importantes de qualquer negócio: clientes, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira. Colocam-se post-its em cada bloco com as ideias correspondentes.
O ideal é que esse quadro seja apresentado para diferentes perfis de pessoas que possam ver e sugerir mudanças, tais como um cliente em potencial, um parceiro, um fornecedor, etc.
Cada um daria sua visão do negócio, amadurecendo seu modelo de negócio, diminuindo, dessa forma, a probabilidade de algum aspecto do negócio não ser analisado.
Mudar o modelo é simples: pela simples troca ou adição de post-its.
c) Dificilmente ele conseguiria, pois, para conseguir empréstimo ou linha de crédito, é necessário apresentar um plano de negócios, que é um documento grande e complexo, diferente do modelo de negócios.