Respostas
Oxido nitroso
Cf'C
Resposta:
Dióxido de enxofre
O dióxido de enxofre (SO2) é um gás incolor e não inflamável, que apresenta odor forte e irritante. Esse gás é decorrente da produção energética e térmica que deriva do consumo de combustíveis fósseis que contêm enxofre.
A maior parte do enxofre nocivo costuma se formar durante o processamento do gás natural e do refinamento do petróleo.
Monóxido de carbono
Também incolor, o monóxido de carbono (CO) é um gás inodoro e insípido (sem gosto). Entre os gases poluentes, o monóxido de carbono é o mais abundante e de maior distribuição na camada inferior da atmosfera.
Além disso, por ser um gás insípido, inodoro e incolor, é impossível detectar a presença do CO em um ambiente sem a utilização de analisadores eletrônicos de gases. Daí a importância de a indústria dispor de equipamentos capazes de detectar a presença desse gás, possibilitando que seja possível melhorar a eficiência da queima do combustível dentro das caldeiras.
A origem principal do CO se dá pelas atividades humanas, sendo resultado da combustão incompleta dos combustíveis, ou seja, se a quantidade de oxigênio no ambiente for insuficiente, a combustão será deficiente e incompleta, dando lugar à formação de monóxido de carbono.
Gás carbônico
Como dito, o gás carbônico (CO2) é o gás danoso mais conhecido. Ele é incolor, inodoro e 1,5 vezes mais denso que o ar. Este gás é gerado nos processos de produção de energia, principalmente para a geração de vapor e energia elétrica através de termoelétricas.
O CO2 é também um dos gases mais representativos que indicam a eficiência de uma caldeira, como podemos observar na breve explicação abaixo.
Caldeiras desreguladas são caracterizadas por apresentarem maiores emissões de CO2 total (ton/ano), isso culminará em maior consumo de combustíveis e maiores níveis de poluição. Em contrapartida, caldeiras mais bem reguladas emitirão menos CO2 total (ton/ano), terão maior eficiência do uso de combustíveis, que ajudará a reduzir a taxa de poluição ambiental.
Assim, da mesma forma que ocorre com o CO, o uso de analisadores de gases em caldeiras será fundamental para que se tenha conhecimento das emissões de CO2 e CO possibilitando a melhora da relação de ar/combustível na queima, aumentando sua eficiência.
Explicação: ain nobro apeloa